Projeto Grupo Espermacete – “Do Samba de Roda ao Trançado de Palha” inicia temporada em Barra do Pojuca

Foto: Victor Matos

O Grupo Espermacete começa a circular por diversos lugares de Camaçari a partir do próximo domingo (19) com o projeto Grupo Espermacete – “Do Samba de Roda ao Trançado de Palha”. A iniciativa foi selecionada no 1º Edital de Apoio à Cultura do município, que conta com o apoio financeiro do Fundo Municipal da Cultura e do Conselho da Cultura.

A primeira edição, neste domingo, será no Centro Comercial de Barra do Pojuca, às 9h, com entrada gratuita. O público presente vai curtir muito samba de roda e aprender a arte do trançado de palha de piaçava na criação de diversas peças artesanais. O evento ainda terá a participação do Mestre Bule-Bule.

A inscrição para participar da oficina de trançado de palha pode ser feita no local ou pelo telefone (71) 99115-4648.

O projeto seguirá até o dia 29 de março, com encerramento em Cordoaria.

Grupo Espermacete

Formado por moradores de Barra do Pojuca, o Grupo de Samba de Roda e Terno de Reis Espermacete surgiu em 1995. O grupo mantém gerações unidas com o objetivo de preservar uma antiga manifestação cultural popular e promover ação social com jovens da comunidade.

Seu Cassiano, avô da Mestra Nildes, conta que a origem do nome Espermacete veio por conta do naufrágio de um navio, que supostamente vinha do Japão para a costa brasileira. A embarcação trazia especiarias e entre elas, uma substância branca, sólida e oleosa chamada espermacete, usada para acender lampiões.

CRUSH