Camaçari: alegria marca lavagem em Barra do Pojuca, a primeira do ano

Foto: Tiago Pacheco

A animação da população de Barra do Pojuca marcou a primeira lavagem de 2020, que aconteceu nesta sexta-feira (10), em homenagem ao padroeiro da localidade, São Francisco de Assis. Baiana e grupos culturais agitaram o público nos cerca de dois quilômetros do cortejo até a Igreja Matriz, na praça principal.

Entusiasmada, a dona de casa Aline Priscila Batista, 42 anos, aproveitou a lavagem. “Está muito bonito! Estou animada curtindo com minha família. Espero que o cortejo continue assim, muito bom”, afirmou mesmo sem parar de dançar.

Participar da iniciativa vestida de baiana já é quase uma tradição para Elizete Campos, 60 anos, que é de Arembepe vai para Barra do Pojuca todos os anos. Ela destacou a importância da participação do grupo. “Me divirto muito e as baianas são a graça das lavagens. Afinal, lavagem sem baiana não é lavagem”.

Além do grupo de baianas, participaram do cortejo os grupos culturais: Samba de Roda Guerreiros de Parafuso, Grupo de Capoeira Discípulos do Mestre Petróleo, Espermacete, Centro Cultural Berimbau Arte, Groove dos Tambores, Charanga Vip e Zambiapunga Capoeira.

“Estou muito feliz, empolgado e tem muita coisa para acontecer ainda esse mês e no primeiro trimestre, como assinatura de ordens de serviço do Tudão, em Vila de Abrantes, e em Jauá, que será de requalificação da lagoa, da praça, igreja, e outros, e a entrega a Policlínica no distrito de Monte Gordo. Aqui, em Barra do Pojuca, vamos dar celeridade às obras do Morrinho, dos campos, reivindicados pela população, dar continuidade às obras de pavimentação e reforçar a saúde”, comentou o prefeito Elinaldo Araújo (DEM).

As comemorações seguem nesta sexta com os sambas na Praça e da Gente, na praça do Mercado. A partir de sábado (11), às 19h diversos artistas se apresentarão, dando início a parte profana que segue até a segunda (13). Veja aqui a programação.

CRUSH