Ford pode produzir três novos veículos na fábrica de Camaçari

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

A Ford planeja oito novidades para 2020 e entre elas, a produção de novos veículos na fábrica de Camaçari. Segundo o jornal Estado de São Paulo, a montadora negocia com o Sindicato dos Metalúrgicos medidas para a redução de custos que poderão tornar viável a produção de três novos automóveis na planta baiana.

Trabalhadores da companhia iniciaram movimento de manifestações contra as propostas para redução de custos, que incluem demissão de 1.400 funcionários, redução da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), fim do cartão alimentação até 2023, mudança do plano de saúde de Mediservice para Hapvida e congelamento de salários por quatro anos. (lembre aqui)

Atualmente, a fábrica de Camaçari produz somente o KA e o EcoSport. O sindicato defende a produção do SUVs no município, que podem aumentar a lucratividade da planta, já que são veículos “que têm maior valor de mercado”.

Por enquanto, a Ford confirma apenas que o importado Territory, modelo SUV poderá ser produzido na Argentina. Inicialmente o veículo virá da China.

Além disso, a empresa começou o ano sem decidir a venda da fábrica do ABC paulista, fechada em outubro.