Rui Costa é submetido a cirurgia em SP para retirada de nódulo na mama

Foto: Reprodução Facebook

O governador Rui Costa (PT), 56 anos, foi submetido a uma intervenção cirúrgica no final da manhã deste domingo (5), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para a retirada de um nódulo mamário benigno e ginecomastia, identificados durante investigação em dezembro do ano passado.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom-BA), Rui Costa permanece internado e em recuperação. “O cirurgião plástico do Hospital Sírio Libanês, Marcelo Sampaio, informou que Rui passa bem e está em plena recuperação. O governador está acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, e da filha mais velha”.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que acompanha o governador em SP e é médico dele há 25 anos, embora não houvesse qualquer indicação de malignidade, os médicos optaram pela retirada bilateral das duas glândulas mamárias, “procedimento que ocorreu com normalidade”.

Conforme o comunicado, Rui Costa procurou atendimento médico em 2019, após sentir dores no peito esquerdo. Foi realizado um check up clínico e cardiovascular completo, que indicou normalidade para todas as principais funções do organismo. Já os exames identificaram um aumento benigno, porém doloroso da glândula mamária esquerda do petista, chamado de ginecomastia. A mãe do governador Rui Costa teve câncer de mama em idade muito precoce, conforme já revelou o político em entrevistas e discursos.

Na manhã desta segunda-feira (6), o médico cirurgião Marcelo Sampaio, que realizou a operação, informou que o governador passou a noite bem e segue sob cuidados médicos no hospital. “O governador Rui Costa teve um diagnóstico de ginecomastia, que é a presença de mama em homens, patologia absolutamente benigna. A razão da cirurgia foi desconforto. Rui sentia dores em uma das mamas, quando tocava o local ou quando tinha algum contato físico em suas aparições  públicas. Volto a frisar que a patologia é benigna e não existe a preocupação do câncer”, explicou.

O cirurgião também falou sobre a recuperação do governador. “A cirurgia transcorreu muito bem. O governador passou uma noite tranquila e está em plena recuperação, com uma evolução normal e esperada para a cirurgia que fez”, revelou o médico Marcelo Sampaio.