Chuva: Camaçari registra 40 ocorrências; tempo deve permanecer instável no final de semana

Foto: Defesa Civil de Camaçari

As chuvas atingem Camaçari desde o começo da semana e o tempo deve permanecer nublado nesta sexta-feira (3), como aponta o Clima Tempo. As chances de chuva são de 90% e a temperatura varia entre 23°C e 31°C, com os ventos podendo chegar a 18km/h.

O mau tempo deixou prejuízos, principalmente entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, quando o volume de chuva chegou a 110 mm – maior do que o esperado para todo o mês de janeiro, como aponta o coordenador da Defesa Civil de Camaçari, Ivanaldo Soares.

De terça-feira até hoje, o órgão registrou cerca de 40 ocorrências. No bairro do Novo Horizonte uma enorme cratera se abriu e ‘engoliu’ um veículo, deixando a via inacessível para quem vinha da Avenida Jorge Amado. Como explica Ivanaldo, o buraco abriu no local onde a Embasa realiza uma obra.

Já na Costa os casos foram mais graves. Por lá, conforme a Defesa Civil, choveu granizo, os ventos chegaram a 70km/h e foram registradas ocorrências em localidades como Cancelas, Lagoa Seca e Jordão, em Monte Gordo, com queda de árvores, destelhamento de casas e bloqueio de ruas. Várias famílias ficaram desabrigadas e o órgão fez a entrega de materiais, a exemplo de telhas de eternit.

Ivanaldo Soares alerta que há previsão de chuva forte para todo final de semana em Camaçari. Segundo previsão do Clima Tempo, o sábado (3) e domingo (4) o sol permanecerá entre nuvens, com termômetros podendo chegar a 33°C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta céu encoberto e possibilidade de chuva em áreas isoladas.

A Defesa Civil aponta, ainda, que o mês de janeiro deve ter mais fortes chuvas. Ocorrências e solicitações de ajuda devem ser feitas pelo 199.

CRUSH