Caps III é inaugurado no Phoc I e UBS é entregue no Verde Horizonte

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), no bairro do Phoc I. Foto: Camila São José

Nesta segunda-feira (2) dois novos equipamentos de saúde foram inaugurados em Camaçari. O Governo do Estado entregou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), no bairro do Phoc I, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tipo II, no Verde Horizonte.

O CAPS III é destinado ao atendimento prioritário de pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas.

“No passado as pessoas que tinham transtornos mentais iam para o manicômio, mas essa política, graças a Deus, está no passado”, pontuou o governador Rui Costa (PT) ao salientar que o equipamento tem o objetivo de monitorar, apoiar e distribuir medicamentos a esses pacientes, além de fazer a reinserção no convívio social.

A unidade nível III oferta serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriado. Em Camaçari, o atendimento ininterrupto será implantado gradativamente.

“Aqui é um CAPS III, é um CAPS que deverá ter funcionamento de 24 horas. Fizemos uma conversa com o secretário de saúde do estado [Fábio Vilas-Boas], e isso vai ser implantado de forma gradativa. Nós temos quatro CAPS aqui no nosso município […] A gente entende que a partir da inauguração aqui desse CAPS III, a gente consiga ampliar a cobertura no atendimento da saúde mental”, frisou o secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan.

“Graças a Deus, a parceria feita entre o município e o Governo do Estado, o governador Rui Costa e o prefeito Elinaldo têm somado muito para Camaçari […] Hoje nós entregamos à população de Camaçari a UBS do Verde Horizonte e o CAPS para cuidar da saúde mental, que é de extrema importância. O CAPS nível três vai cobrir o nosso município como deve ser coberto”, destacou o prefeito Elinaldo Araújo (DEM).

O CAPS, que está localizado na Rua da Begônia, ao lado da Escola Municipal Cosme de Farias, vai oferecer acolhimento noturno.

Já a UBS é a principal porta de entrada para a toda a rede de Atenção à Saúde. Uma unidade do Tipo II abriga no mínimo duas equipes de Saúde da Família e em Camaçari, a nova UBS do Verde Horizonte terá três equipes, como assegurou Elias Natan.

“São duas unidades de saúde entregues pelo Governo do Estado e a partir desse momento a gestão, o funcionamento, o custeio é por parte do município. Então, a UBS já está com toda equipe lá montada, as três equipes completas e a partir de hoje atendendo aquela população”, falou Natan.

Foto: Divulgação

A nova UBS presta atendimento ambulatorial de atenção primária. Entre os serviços, consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Os equipamentos somam um investimento de R$ 4,6 milhões, realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Saúde (Sesab).

CRUSH