3ª Jornada Universitária de Camaçari encerra nesta quinta-feira

Com o objetivo de consolidar um polo educacional no município é que a Jornada Universitária e Feira de Ciência e Tecnologia de Camaçari chega a sua 3ª edição. O evento teve início nesta quarta-feira (6) e encerra hoje (7), no Foyer do Teatro Cidade do Saber.

Centenas de estudantes da rede pública e particular de ensino marcaram presença no primeiro dia da Jornada e quem não compareceu, ainda dá tempo. O evento segue aberto ao público até às 16h.

Foto: Kelvi Lima

Segundo informações do assessor de Ensino Superior da Seduc, Marcos Pereira, um destaque especial desta edição pode ser dado à participação e o engajamento maior da Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) de Camaçari, nas atividades propostas, que tem como intenção esclarecer e servir como incentivo na definição e envolvimento dos jovens e estudantes em uma carreira nestas áreas. “Nesta perspectiva, durante os dois dias da 3ª edição da Jornada Universitária, a Ufba promoverá atividades, como oficinas, palestras, demonstrações, workshop, com salas de debate e visitas dirigidas em parceria com o Museu Unica e do LabTec (Laboratório de Tecnologia de Camaçari)”, destacou.

Outros destaques da jornada e que deixaram os participantes fascinados, ficam por conta dos atrativos tecnológicos e novidades expostas, a exemplo do Just Dance (famoso jogo eletrônico de dança, que se baseia em imitar a coreografia de um dançarino virtual na tela), do funcionamento de uma impressora 3D, de jogos com óculos de realidade virtual, de projetos de robótica, dentre outros encantos da tecnologia moderna. Além disso, as diversas oportunidades e inovações que as organizações de ensino superior apresentam durante o evento.

Participam da iniciativa cerca de 20 estabelecimentos educacionais, entre técnico e superior nas modalidades presencial e à distância, além de empresas e institutos de intermediação de mão de obra e encaminhamentos para estágio. A expectativa é de que cerca de dois mil estudantes passem pelos estandes nesses dois dias do evento.

O objetivo da Jornada Universitária e Feira de Ciência e Tecnologia é apresentar aos estudantes as oportunidades na área de ensino superior e técnico ofertadas no munícipio, possibilitando que os moradores da cidade possam contar com o conforto de estudar onde residem. A medida permite ainda que os jovens se aproximem da ciência e possam planejar o futuro estudantil com mais segurança e informação.

A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), e conta ainda com apoio das secretarias de Relações Institucionais (Serin) e da Cultura (Secult).