II Fórum de Turismo de Camaçari vai debater o setor como fator de desenvolvimento econômico

“Seu negócio também é Turismo”. Esse é o tema do II Fórum de Turismo de Camaçari, que será realizado no dia 21 de novembro, no Vila Galé, em Guarajuba. O fórum é um evento anual de planejamento, apresentação de resultados e abordagem de temas de relevância para o fortalecimento do turismo. Realizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em sua segunda edição, o evento traz personalidades renomadas que irão explanar sobre a necessidade de priorização da atividade turística como fator de desenvolvimento econômico de qualquer região.

O tema do fórum desse ano tem como objetivo estimular a reflexão de que a atividade turística é ampla e envolve diversos atores nessa atividade econômica de enorme potencial agregador de desenvolvimento. “O Fórum de Turismo abordará temas relevantes, mostrando a importância da atividade turística como fator de desenvolvimento para a economia. Ressaltará, também, a importância da implantação de políticas públicas e programas para promover ações e planejamentos voltados a estimular o turismo como forma de desenvolvimento”, descreve a subsecretária de Turismo, Lúcia Bichara.

A abertura será com uma mesa redonda formada pela gestora de projetos criativos, idealizadora e produtora do Coreto Criativo, Lídice Berman; pelo especialista em design de produto, Deo Senna; com a mediação do turismólogo e gestor de projetos do Sebrae, Paulo Azevedo. Os especialistas vão apresentar exemplos práticos e tirar dúvidas dos participantes sobre a importância da Economia Criativa no desenvolvimento do turismo.

Em seguida, a abordagem será sobre o papel das Políticas Públicas para o desenvolvimento do setor turístico, com o secretário nacional de Integração Institucional do Ministério do Turismo, Bob Santos. O representante da pasta traz para o debate informações sobre o cenário atual no Brasil, volume de negócios ligados à cadeia produtiva do turismo, projetos e ações de incentivo para o desenvolvimento de novos nichos de mercado no país.

Quando o assunto é empreendedorismo e case de sucesso, o nome de Guilherme Paulus é destaque e serve de inspiração para o trade.  O sócio-fundador da CVC, maior operadora de Turismo da América Latina, e fundador da GJP Hotels  & Resorts também é presença confirmada no II Fórum de Turismo de Camaçari. Com a experiência de quem vivenciou a realização do sonho de mais de 30 milhões de brasileiros, o representante da empresa líder na preferência do consumidor brasileiro vai falar sobre negócios e oportunidades, apresentando sua visão empresarial sobre Turismo.

O secretário de Turismo, Gilvan Souza, acredita que esse é o momento de estimular a discussão sobre o crescimento econômico do município e envolver a população nessas tomadas de decisão. “Camaçari despertou para sua vocação turística. O prefeito Elinaldo reacendeu na cidade a vontade de empreender e está restituindo no trade a confiança para investir e aumentar o volume de negócios. O formato do fórum e o tema reforçam nosso compromisso com a cidade, apontando várias oportunidades de crescimento e a afirmação de que todos estão inseridos no Turismo, dos ambulantes até os grandes empresários”, defende o secretário.

O fórum terá início às 8h, com credenciamento dos participantes e exposição de artesãos locais. Às 9h, acontece a abertura do evento e em seguida, a mesa redonda. O fórum é gratuito e tem número limitado de vagas. Para participar, inscreva-se acessando esse link: http://bit.ly/forumcostadecamaçari .

Fórum de Turismo

O Fórum de Turismo tem como público-alvo toda a cadeia produtiva do turismo, sejam eles hoteleiros, empresários, investidores ligados direta ou indiretamente à área de turismo, representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, representantes de instituições do turismo e estudantes da área de hotelaria e gastronomia.

A realização é da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), tendo como co-realizador o Sebrae Bahia. O evento tem apoio do Vila Galé Marés e do Senac. Confira a programação:

  • 8:00 – Inscrição e Credenciamento
  • 09:00 – Abertura do Evento
  • 09:10 – Mesa redonda

Tema: Economia Criativa no desenvolvimento do turismo

Palestrantes: Lídice Berman, Gestora de Projetos Criativos, idealizadora e produtora do Coreto Criativo; Deo Senna, Especialista em Design de Produto; Paulo Azevedo, Turismólogo  e Gestor de Projetos / SEBRAE (Mediador).

  • 10:20 – Palestra

Tema: Politicas públicas para desenvolvimento do Turismo

Palestrante: Bob Santos, Secretário Nacional de Integração Institucional do Ministério do Turismo do Brasil

  • 11:30 – Intervalo
  • 11:50  – Palestra

Tema: Visão empresarial do Turismo

Palestrante: Guilherme Paulus, Sócio-fundador da CVC, maior operadora de Turismo da América Latina e fundador da GJP Hotels  & Resorts.

  • 13:10 – Entrega do PDITS

Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável

  • 13:20 – Encerramento com representantes do município de Camaçari.
CRUSH