Outubro Rosa: saiba quais são os sinais e sintomas do câncer de mama

Foto: Reprodução

O primeiro passo para identificar possíveis alterações na mama é se tocar, com a realização do autoexame. Mas você sabe quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), qualquer caroço na mama em mulheres com mais de 50 anos deve ser investigado. Em mulheres mais jovens, qualquer caroço deve ser investigado se persistir por mais de um ciclo menstrual.

Entre os sintomas estão o caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. Essa é a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Como orienta o Inca, todas as mulheres, independente de idade, podem conhecer o seu corpo para saber o que é e o que não é normal nas suas mamas. Isso, porque segundo o órgão, a maior parte dos casos de câncer de mama é descoberto pelas próprias mulheres. Porém, vale ressaltar que o autoexame não substitui o exame clínico.

CRUSH