Outubro Rosa: quem deve fazer mamografia?

Foto: Reprodução

A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que em 2019, 59.700 novos casos de câncer de mama sejam registrados no Brasil. O autoexame e a ultrassonografia são exames que podem identificar possível nódulos, mas você sabe quem deve fazer a mamografia?

A mamografia é um exame que pode ser feito de rotina para identificar o câncer antes de a mulher ter sintomas. É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam a mamografia a cada dois anos.

O Inca explica que este tipo de rastreamento só é indicado para mulheres com mais de 50 anos, porque antes dessa idade as mamas são mais densas e com menos gordura, o que limita o exame e gera resultados incorretos.

A realização do procedimento pode ajudar a reduzir a mortalidade por câncer de mama, já que o câncer pode ser detectado no início e ter um tratamento menos agressivo. Porém, é preciso ficar atento aos riscos, como resultados incorretos, o diagnóstico e tratamento de um câncer que não ameaçaria a vida e a exposição aos raios X.

Porém, vale ressaltar que a mamografia para avaliar uma alteração suspeita da mama pode ser feita em qualquer idade e é chamada de mamografia diagnóstica.

O importante é a ida regular ao médico e acompanhamento frequente da saúde das mamas. Em Camaçari, para realizar os exames de mamografia e ultrassonografia, a usuária precisa ir até a Unidade de Saúde de seu bairro, munida com documentos e requisição médica, onde será agendado o dia e horário para realização dos exames na própria Policlínica ou na rede conveniada.

CRUSH