Empresas realizam exercício simulado no polo industrial de Camaçari

 

Um exercício simulado está sendo realizado nesta quarta-feira (21) no Polo industrial de Camaçari. Coordenado pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari  (Cofic) e Deten, o treinamento tem por objetivo avaliar os procedimentos coletivos de segurança do Complexo Industrial, especialmente no que tange ao acionamento e utilização dos recursos técnicos disponíveis do Plano de Auxílio Mútuo – PAM e do Plano de Atendimento Médico Emergência – PAME, para controle de situações de emergência.

 

O treinamento teve início na Deten Química, com a simulação de derramamento de produto químico perigoso na pista, devido à colisão de uma carreta carregada e um ônibus, na frente da empresa. Os alarmes de segurança foram acionados e as primeiras ações para controle da emergência estão sendo coordenadas pela própria Deten que, em seguida, acionará por rádio, o Plano de Auxílio Mútuo do Polo (PAM) e o PAME – Plano de Atendimento Médico em Emergência, solicitando ajuda das demais empresas que operam no Complexo Industrial.

 

Por se tratar de uma “emergência” de grande porte, a Deten procederá a evasão dos seus empregados para pontos de encontro seguro, solicitando às demais empresas do Polo que adotem o mesmo procedimento. Cerca de 15 mil pessoas, entre empregados diretos e contratados, serão orientados por profissionais de segurança e coordenadores de evasão, deslocando-se a pé para os pontos seguros distribuídos em vários locais do Complexo Industrial, onde permanecerão até o final da emergência.

 

BLOQUEIO DE VIAS

 

Para garantir a segurança das pessoas envolvidas no exercício simulado e facilitar o deslocamento das viaturas de combate a incêndio e ambulâncias, as vias de acesso ao Polo (Axial, Parafuso, Canal de Tráfego, Ligação, Perimetral e Frontal) estarão bloqueadas até às 11h30min.

 

A operação envolve mais de 150 técnicos, brigadistas e profissionais da área médica, 30 viaturas de combate a incêndio, 20 ambulâncias. Conta ainda com o apoio da Polícia Militar (12º Batalhão, 36ª Companhia de Polícia e Companhia Independente de Policiamento Especializado – CIPE), Polícia Rodoviária Estadual, Samu, Sistema de controle de Trânsito de Camaçari, Corpo de Bombeiros, representes do Conselho Comunitário de Camaçari e Dias D´Ávila e do Nudec – Núcleo de Defesa Comunitária,  Defesa Civil dos dois municípios, dentre outros envolvidos.

 

Este é o vigésimo segundo exercício simulado de evasão geral das empresas do Polo e o décimo-sexto realizado sem aviso prévio. Ao longo do ano, treinamentos similares são realizados individualmente pelas empresas ou grupo de empresas vizinhas, com o mesmo propósito de avaliar o funcionamento dos sistemas de segurança, procedimentos, sistemas de comunicação  e nível de entrosamento das equipes técnicas para controle de emergência no Polo.

 

O Polo de Camaçari investe em média R$ 80 milhões anualmente em segurança industrial, incluindo aquisição de viaturas de combate a incêndio, ambulâncias, treinamento de pessoal, monitoramento ambiental, Equipamentos de Proteção Individual, melhoria nos serviços de atendimento médico de emergência, dentre outros itens. A prevenção de acidentes é uma das prioridades do Complexo Industrial, que estimula a atuação integrada das áreas de segurança, saúde e meio ambiente para o controle de emergências.

CRUSH