Camaçari: Câmara aprova matéria sobre implantação de aparelhos de eletrocardiograma nas unidades de saúde

Por Camila São José

Foto: Divulgação

Todas as unidades de saúde de Camaçari podem ter eletrocardiógrafos, aparelhos de eletrocardiograma. A indicação nº 982/2019, aprovada na sessão desta terça-feira (20), solicita à Secretaria de Saúde (Sesau) a aquisição dos equipamentos.

“O objetivo é facilitar o acesso dessas pessoas que têm sofrido para ter o direito assistido”, frisou o autor da matéria, vereador Val Estilos (PPS).

Junto com a compra dos aparelhos, o parlamentar solicita a contratação de profissional qualificado para a realização dos exames em cada unidade de saúde do município, tanto Unidade Básica de Saúde (UBS) como de Saúde da Família (USF).

Conforme a Sesau, atualmente o eletrocardiograma pode ser feito Policlínica, Lótus, CCM, Consulmed, CMO, Cerhum, CDC, Fisiomaster, Fisiomed e Clínica São Matheus.

A indicação de Val Estilos pede também o retorno das colegas de exames laboratoriais nas UBS’s e USF’s. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que as coletas laboratoriais nos postos de saúde eram feitas por prestadores de serviços e a suspensão se deu “por inconformidades ou impossibilidade do prestador em atender a demanda”. A pasta diz que o planejamento é retomar as coletas nas unidades em outubro deste ano.

CRUSH