Inscrições para Fotografe Camaçari seguem até dia 30 de agosto

 

A Prefeitura prorrogou as inscrições para a 3ª edição do Concurso Cultural Fotografe Camaçari. O prazo agora segue até o dia 30 de agosto. A Comissão Especial de Avaliação da Secretaria de Cultura (CEASC) divulgou também o novo cronograma do edital nº 002/2019, que regulamenta o concurso. A adesão é gratuita.

As inscrições podem ser realizadas via internet ou de forma presencial. O candidato interessado em realizar as inscrições por meio eletrônico deverá enviar cópia digital dos documentos para o e-mail inscricoes@fotografecamacari.com.br. Quem preferir pode ir diretamente ao Núcleo de Orientação Cultural da Secretaria de Cultura (Secult), localizado nas instalações da Cidade do Saber, situada na Rua do Telégrafo, s/n, Centro. O atendimento acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Em 2019, o evento traz o tema “Camaçari: seu povo, nosso maior Patrimônio”. A iniciativa tem como proposta estimular a arte da fotografia, a produção de registros fotográficos do município e a preservação do patrimônio cultural.

O processo de seleção será feito em três etapas: habilitação documental; avaliação e seleção artística; e comprovação documental dos selecionados. O Concurso Cultural Fotografe Camaçari premiará, com valores em dinheiro, os autores das três melhores obras fotográficas nas categorias Estudantil, Amador e Profissional e os professores orientadores dos vencedores na categoria estudantil.

O prêmio em dinheiro varia entre R$ 745,00 e R$ 4.258,00, conforme a categoria escolhida. Além disso, as nove melhores fotos (sendo três por categoria) serão publicadas no Portal da Secult. O resultado final sai no dia 21 de novembro.

Os participantes devem registrar em fotografias o patrimônio imaterial de Camaçari, entendido como saberes e fazeres presentes na vida social, celebrações, personagens, artes, canções, lugares (feiras, cemitérios, fontes, mercados, santuários, dentre outros) que abrigam práticas culturais coletivas e, em especial, sua gente. Não sendo o foco do concurso apenas personalidades ilustres ou de notório reconhecimento, mas a descoberta de pessoas que de algum modo fizeram história em Camaçari, seja por seu ofício, saberes ou por sua atuação social.

As fotografias serão avaliadas pela Comissão de Avaliação e Seleção da Secult, que analisará as obras de acordo com os seguintes critérios: mensagem transmitida pelo fotógrafo, estética da imagem, bem como técnica de composição e cores.

O concurso é realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Cultura. O edital que regulamenta o concurso, acompanhado dos anexos, poderá ser obtido no Portal da Prefeitura (www.camacari.ba.gov.br/arquivos/editais/), no site www.fotografecamacari.com.br ou neste link.

 

Fonte: Ascom

CRUSH