Planifica Bahia: Padronização do atendimento das unidades de saúde de Camaçari é iniciada

Foto: Ascom PMC

Conforme o Termo de Compromisso assinado pelo prefeito Elinaldo, na última segunda-feira (15), junto a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Hospital Albert Einstein, começou na quarta-feira (17) a padronização do atendimento das unidades de saúde de Camaçari. Foram selecionadas cinco Unidades de Saúde da Família (USF) para servirem como laboratórios: Novo Horizonte, Jardim Limoeiro, Parafuso, Areias e Fonte das Águas.

A primeira unidade visitada pelos técnicos da Sesab e do Hospital Albert Einstein foi a USF do Novo Horizonte. Além da participação de todos os servidores desta unidade nessa primeira capacitação, também participaram outros facilitadores que serão responsáveis por capacitar as equipes das outras quatro unidades laboratórios.

Subsecretário de Saúde de Camaçari, Luiz Duplat explica que, “essa padronização é exatamente a humanização do atendimento. Não adianta reinaugurarmos unidades de saúde se o atendimento não for humanizado. Se não existir um padrão de excelência uniformizado entre todas as unidades. É isso que estamos buscando com essa padronização que acontecerá em todas as unidades de saúde dentro do período de até um ano”.

Nos dias 5 e 6 de agosto, todas as equipes das unidades de Saúde da Família de Camaçari se reunirão, em local ainda a ser definido, para uma capacitação. “Serão dois dias exatamente para que em cada dia participe parte da equipe das unidades e estas não precisem parar seu funcionamento. Após esse momento, todas as unidades serão supervisionadas e acompanhadas por facilitadores para garantir a padronização e humanização do atendimento”, explica Luiz Duplat.

Também participou da primeira capacitação, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa.