Municípios da RMS integram projeto Planifica Bahia em parceria com Hospital Albert Einstein

Foto: Reprodução Facebook

O programa Planifica Bahia iniciou o processo de implantação em Simões Filho nesta segunda-feira (15) e o projeto, idealizado pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde e Ministério da Saúde, também contemplará Camaçari.

O prefeito Elinaldo Araújo (DEM) assinou termo de autorização, ao lado do prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino (MDB) para que o município participe da ação.

O Planifica também vai favorecer os municípios de Mata de São João, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila e Conde.

O Planifica Bahia é desenvolvido em parceria com Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein,  trata da organização da atenção básica em rede com a atenção ambulatorial especializada e tem como objetivo apoiar o corpo técnico gerencial das secretarias estaduais e municipais de saúde na organização dos macroprocessos desenvolvidos nestes pontos de atenção, na lógica das Redes de Atenção à Saúde.

Essa proposta permitirá às equipes de saúde dos dois níveis de complexidade desenvolverem o planejamento e a organização da atenção à saúde, baseados em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, em busca da correta operacionalização da rede. O foco de trabalho são sempre as necessidades dos usuários.

A etapa preparatória vem ocorrendo desde abril deste ano, quando a proposta foi detalhada para os municípios convidados a compor o programa. O projeto também será implementado na região de Valença.

A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) é um projeto do Conass para a organização dos processos de trabalho das unidades de saúde e para a promoção da integração das atenções Primária e Especializada. Presente em 25 regiões de saúde de 11 estados, a proposta consolida-se como a contribuição do Conass para a mudança do modelo de atenção vigente e implementação das Redes de Atenção à Saúde.