1º Encontro de Pré-candidatos a Vereador de Camaçari é marcado por forte presença feminina

Faltando um pouco mais de um ano para as eleições 2020, o movimento daqueles que almejam o cargo de vereador já começou em Camaçari. Na última semana, no dia 11 de julho, cerca de 300 pessoas, entre pré-candidatos, assessores e familiares marcaram presença no 1º Encontro de Pré-candidatos a Vereador de Camaçari e Região.

O evento, organizado pelo jornalista Júlio Ribeiro junto com o site Compartilha Bahia e o Portal dos Vereadores, teve na programação palestras sobre empreendedorismo com o tema “Vencer com a Verdade”, ministrada pela coach Andréa Batista; workshop de publicidade e propaganda eleitoral com Lucas Moreno; legislação eleitoral, conduzida pelo advogado Thiago Bianchi, e  marketing digital eleitoral, com Geraldo Honorato.

O encontro foi marcado por uma presença maior de mulheres. Fato significativo, já que nas eleições de 2016 nenhuma mulher foi eleita vereadora pelo município. Fafá de Senhorinho (DEM) e Drª Cristiane (PRB) assumem o cargo hoje na condição de suplentes.

Entre as pré-candidatas presentes estavam a nutricionista Gabriela Mendes, Suzy Godinho e Valdirene Anacio de Vila de Abrantes, Ana Gomes, Negra Magna, Selma Rodrigues e Luciana Deiró, pré-candidata em Dias d’Ávila. Todas com a bandeira da representatividade feminina na Casa Legislativa.

A última mulher eleita vereadora de Camaçari foi Professora Patrícia, em 2012, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Ela foi a única a conquistar uma das 19 cadeiras na época.

Quem também esteve no 1º Encontro de Pré-candidatos a Vereador de Camaçari foi Ivoneide Caetano, esposa do ex-prefeito e ex-deputado federal Caetano, que é cogitada como pré-candidata a prefeita pelo PT. Além do também pré-candidato à Prefeitura, Fabio Lima (sem partido).

Segunda etapa

Devido a atrasos, não foi possível concluir todas as palestras previstas. Por esse motivo, a organização informa que encontro terá uma segunda etapa a ser realizada na primeira quinzena de agosto, com data e local a serem confirmados. Na ocasião, o palestrante será o advogado Thiago Bianchi.