Arquitetos fazem visita ao Morro da Manteiga

 

Foto: Victor Matos

Ver de perto e perceber o ambiente são passos importantes para quem se propõe a elaborar um projeto arquitetônico. Motivados e em busca de mais inspirações, arquitetos de vários pontos do país participaram da visita facultativa no último sábado (01) conforme o cronograma do Concurso Público Nacional de Estudo Preliminar de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo para o Parque Morro da Manteiga, em Camaçari.

A arquiteta Clarisse de Almeida veio de Aracajú, em Sergipe. “Hoje é um momento de imersão. Os olhos dos profissionais da área não são leigos, são perspicazes, atentos às relações espaciais, e por isso é muito importante vir e sentir a atmosfera, perguntar, caminhar e buscar pensar como alguém que faz parte do lugar. Estar no local que é objeto do projeto é indispensável para garantir a correta percepção do espaço”, colocou.

O responsável pela Secretaria do Governo (Segov), José Gama Neves, ressaltou a importância dessa etapa. “Essa fase é necessária para que os interessados em construir o projeto tenham o conhecimento prático do desafio que tem pela frente, que é fazer uma proposta inovadora, que respeite a história, bem como todo o traçado geográfico natural do município e do morro”, disse o gestor da pasta.

O Morro da Manteiga tem uma área total de 67,8 hectares que faz limite ao norte com a Avenida Vereador Dilson Magalhães, a leste com a Via Parafuso (BA-535), ao sul com os bairros Novo Horizonte e Nova Vitória e a oeste com a Rio Camaçari e o bairro do Natal. A área corresponde a uma Zona de Importância Ambiental e Paisagística (ZIAP), instituída pela Lei no 866/2008 do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Camaçari.

O Concurso

As inscrições para o Concurso Público Nacional de Estudo Preliminar de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo para o Parque Morro da Manteiga seguem até o dia 30 de junho. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Camaçari por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) e organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Bahia (IAB/BA).

O processo de adesão só pode ser feito por meio eletrônico, através do site oficial do concurso http://www.concursomorrodamanteiga.org. A medida adotada pela prefeitura, que é uma licitação pública nacional na modalidade concurso, democratiza o processo e aumenta significativamente as chances de ter um projeto que melhor atenda as necessidades do espaço e da população.

 

Fonte: Ascom/PMC