Primeira etapa da requalificação do Centro Histórico de Camaçari conclui esse ano

O contrato de prestação de serviço para as obras de edificação do Museu da Cidade – que será erguido no prédio onde, nos últimos anos, funcionou o Arquivo Público Municipal e já foi sede da primeira prefeitura da cidade – foi assinado entre a administração municipal e a empresa especializada que vai executar as intervenções. A assinatura, que ocorreu na última segunda-feira (27/5), é o pontapé inicial para a revitalização e requalificação do Centro Histórico de Camaçari.

A realização das intervenções é fruto do convênio entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult), no valor de aproximadamente R$ 1 milhão. A gestão e fiscalização dos serviços serão realizadas pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). A revitalização e requalificação do Centro Histórico de Camaçari inclui ainda a recuperação de três imóveis antigos: o cineteatro, a estação ferroviária e o camelódromo, que fazem parte de outras etapas do projeto.

Segundo o prefeito Elinaldo Araújo, o projeto só saiu do papel graças à vontade política e o empenho do deputado federal Paulo Azi. “Trata-se de uma obra estruturante que vai modificar o dia a dia da cidade e irá promover uma transformação profunda no Centro Histórico de Camaçari, valorizando e revitalizando esses prédios que são significativos para a população camaçariense”, ressaltou o chefe do Executivo municipal.

De acordo com a secretária da Cultura, Marcia Tude, “o projeto de revitalização e requalificação do Centro Histórico de Camaçari compreende intervenções em quatro edificações próximas, que estarão interligadas por um grande calçadão, dentre outros equipamentos públicos, e visa a promoção e preservação da memória e identidade do povo de Camaçari”, destacou a titular da pasta.

Após a assinatura do contrato, o próximo passo é firmar a ordem de serviço. De acordo com a Secult, a obra deve iniciar no mês de junho e a conclusão desta primeira etapa acontece até o fim deste ano.