Vigilância ambiental identifica aumento de cloro na rede de abastecimento de água

Setenta e oito localidades de Salvador e mais oito municípios da Região Metropolitana e do Recôncavo Baiano estão em racionamento por conta de alterações na qualidade da água distribuída pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa).

Desde o final de semana, o problema afetava moradores de sete bairros de Salvador, como Subúrbio Ferroviário, Cajazeiras e Itapuã, além de dois bairros de Lauro de Freitas. Mas, ontem, a Embasa informou que precisou reduzir a oferta de água “para corrigir a alteração temporária das característcias da água”.

Segundo a empresa, a medida teve que ser tomada “devido às fortes chuvas que caíram nos mananciais do sistema de abastecimento e que mudaram a composição da água”. O racionamento vai durar até que a água volte à normalidade. Até lá, moradores devem fazer uso racional.

A principal suspeita é de que tenha ocorrido um pico na quantidade de cloro e que isso tenha afetado o Potencial Hidrogeniônico (PH) da água. Nesta quinta (16), equipes da Vigilância Ambiental de Salvador estiveram nesses bairros e coletaram amostras da água distribuída pela rede de abastecimento. Segundo o coordenador da pasta, Ricardo Lourenço, os testes apontaram aumento na quantidade de cloro, mas o teor estava dentro do que é exigido pelo Ministério da Saúde.

Confira a lista de áreas afetadas:

RMS
Simões Filho, Lauro de Freitas, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias e Madre de Deus, Busca vida em Camaçari, Acupe em Saubara.

Salvador
Águas Claras, Arraial do Retiro, Bairro da Paz, Arenoso, Barbalho, Nazaré, Saúde, Ribeira, Boa Viagem, Bonfim, Uruguai, São Caetano, Boca da Mata, Cabula, Cabula VI, Saboeiro, Caixa D´Água, Cajazeiras 2 a 11, Calabetão, Calçada, Caminho de Areia, Campinas de Pirajá, Pirajá, Canabrava, áreas altas de São Tomé de Paripe, Plataforma, Praia Grande, Porto Seco, Castelo Branco, Cidade Nova, Coutos, Curuzu, Dom Avelar, Doron, Engomadeira, Fazenda Grande do Retiro, Fazenda Grande 1 a 4, IAPI, Itacaranha, Itapuã, Nova Brasília, Piatã, Patamares, Stella Maris, Pau da Lima, Pernambués, Itinga, Jardim Cajazeiras, Jardim das Margaridas, Jardim Santo Inácio, Jardim Nova Esperança, Lapinha, Liberdade, Lobato, Macaúbas, Mata Escura, Mussurunga, Pero Vaz, Rio Sena, Sete de Abril, Sussuarana Nova e Velha, Tancredo Neves, Trobogy, Vale dos Lagos, Valéria, Vila Canária, ilhas de Bom Jesus dos Passos, dos Frades e de Maré.

Fonte – CB