Sistema eletrônico para notificação de acidentes é lançado no Shopping Boulevard

Nesta terça-feira (14/5), a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), deu início às ações do Maio Amarelo no município, com o lançamento do Sistema Eletrônico de Declaração de Acidente de Trânsito (e-DAT), no Boulevard Shopping Camaçari. Durante todo o mês, um profissional da STT estará no local apresentando, através de uma tela interativa, o sistema e orientando a população sobre o uso, que é para notificação de acidentes sem vítimas. No espaço, também será realizada uma consulta pública para o transporte, além de vídeos informativos sobre o Maio Amarelo.

Foto: Victor Matos

Segundo o diretor-superintendente do órgão, coronel Alfredo Castro, Camaçari vem acompanhando o que acontece nos grandes centros urbanos e “o registro eletrônico tem o objetivo de auxiliar aqueles que trafegam pelas vias municipais, dando agilidade na resolução dos acidentes. Através da e-DAT, a STT oferece à sociedade a possibilidade de registrar o acidente de trânsito com rapidez, segurança e conforto”.

Para utilizar o sistema, o passo a passo é bem simples, basta acessar o endereço eletrônico: http://stt.camacari.ba.gov.br/edat/, com os documentos em mãos (RG, CPF, comprovante de residência, Carteira Nacional de Habilitação, CRVL atualizado do veículo); descreva o acidente marcando o tipo, local, hora e detalhes de como ocorreu o acidente; preencher os dados do veículo e do condutor, o sistema perguntará se deseja incluir também os dados de outros veículos envolvidos, se houver; caso também tenha, adicionar dados das pessoas que testemunharam o acidente; selecionar dados sobre o estado de conservação da via, condições da pista, tipo de pavimentação, dentre outros; confira se todos os dados foram inseridos corretamente, insira seu e-mail e registre o acidente.

Foto: Victor Matos

A e-DAT é um documento oficial emitido pela STT, cujo registro é feito, via internet, pelos próprios usuários envolvidos diretamente na ocorrência de acidentes de trânsito sem vítima, que tenham ocorrido em vias sob a circunscrição do órgão. Tem valor legal para todos os fins, inclusive para acionar as seguradoras de veículo.

Com o tema ‘No trânsito, o sentido é a vida’, a STT realizará diversas iniciativas na cidade, até o dia 25 de maio como palestras, blitz educativa, ação em sinaleiras, passeio ciclístico e workshop. O objetivo é de conscientizar a população quanto ao comportamento no trânsito, que resulte na redução dos índices de acidentes.

Redação Nossa Metrópole