Consultorias através do programa de melhoria para empresários começam em maio

A partir de agora, os micro e pequenos empreendedores de Camaçari poderão usufruir de mais um benefício fornecido pelo governo municipal. É o programa de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE), que foi apresentado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari/Câmara de Dirigentes Lojistas (ACEC/CDL), centro da cidade.

A novidade é fruto do convênio da Prefeitura, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sendo um dos segmentos da plataforma Hub de Negócios, e tem como proposta desenvolver nos empreendedores habilidades para o sucesso do negócio, implementando ações de melhoria, com foco em resultados concretos para a empresa, de forma personalizada e gratuita.

Nesta quinta-feira, o público-alvo que conheceu o MEDE foi o de meios de hospedagem, e na quarta, foram os empresários dos segmentos de varejo de alimentos, moda, construção, serviços automotivos e beleza e estética. Eles conheceram a metodologia e equipe técnica do programa. “A apresentação foi muito clara e específica. Vejo como uma oportunidade única, pois o empresário analisa, junto com especialistas, estratégias para que o negócio funcione de forma plena e eficaz”, afirmou a ouvinte Lidiane Pinto, microempreendedora de moda, que já se cadastrou para participar do programa.

Outro participante do evento foi o empresário Denilson Vieira. “Já fiz o MEDE em 2018, e saber que esse projeto estará disponível de forma gratuita para o empresariado de Camaçari é uma grande oportunidade de reciclar meus conhecimentos, pois desde que implantei esse programa na minha empresa, cresci muito profissionalmente”, disse o empresário, que atua no segmento de serviços automotivos.

Durante a apresentação do programa, o público conferiu, ainda, a palestra do gestor de projetos do Sebrae, Cleifton Bongiovani, que tratou sobre as expectativas para a economia empresarial em 2019. “O Sebrae se preocupa em atualizar o empresário sobre todas as variantes do mercado financeiro e, hoje, evidenciamos o atual cenário e as soluções que podem ser implementadas para os pequenos negócios no Brasil, com indicadores e estratégias cruciais para propor a comunidade empresarial de Camaçari”, argumentou o palestrante.

A apresentação do programa ficou por conta do gestor de projetos do Sebrae, Paulo Azevedo. “O MEDE vai construir uma consultoria ao longo de 10 meses, acompanhando o empresário nos principais dilemas, com uma equipe direcionada a visitar a empresa e fazer um diagnóstico estratégico, construindo, assim, um plano de melhoria para manter esse empreendedor competitivo e forte”, explicou Paulo Azevedo.

Segundo Rogério Cerqueira, que é gerente regional do Sebrae/Bahia, o MEDE proporcionará ao empresariado uma gama de oportunidades para melhoria de investimentos. “O processo de mudança acontece no momento que a gente busca informação e, através dessa parceria da Prefeitura com o Sebrae, o município ganha o que há de melhor em empreendedorismo no país”, ressaltou Rogério.

Com 110 horas de atendimento, as consultorias tem previsão para iniciar em maio, e englobará micro e pequenas empresas dos setores de comércio, serviços, indústria e turismo. “A Prefeitura de Camaçari é pioneira no Brasil em trazer essa injeção de recursos para o fortalecimento do empresariado, além de caminhar paralelamente com contadores e entidades empresariais, que são indutoras desse processo”, frisou o secretário da Sedec, Waldy Freitas. Para maiores informações em como participar do MEDE, os interessados deverão se dirigir até a Secretaria do Desenvolvimento Econômico ou Sebrae, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Casa do Trabalho, centro de Camaçari.