Incêndio atinge fábrica da Proquigel em Candeias

Na noite da última sexta-feira (22), um incêndio de grandes proporções atingiu as instalações da Proquigel, uma fábrica que atua na produção de fertilizantes, produtos químicos e acrílicos, em Candeias. Felizmente, não houve vítimas fatais e, apesar de muito inflamável, o metacrilato, substância que estava nos tanques que pegaram fogo, é de pouca toxidade.

O incêndio atingiu as instalações da Proquigel mas, felizmente, não deixou vítimas fatais. (Foto: Reprodução / Globo.Com)

Moradores que estavam perto da fábrica disseram que ouviram uma explosão pouco antes do fogo começar. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, as chamas foram controladas na madrugada de sábado (23) quando três viaturas de combate a incêndio e brigadas de empresas privadas da região atuaram no resfriamento dos tanques dos produtos químicos, evitando que o fogo se alastrasse e novas explosões acontecessem.

A fábrica fica na Fazenda Caroba, Candeias (Foto: Dalton Soares)

Em nota, a Proquigel Química S/A informou que o incêndio ocorreu em dois tanques de MMA (metacrilato de metila) e não causou derramamento de substância no solo, tendo ficado restrito à área de armazenamento do produto. Conforme a empresa, imediatamente após o início do incêndio, o Plano de Auxílio Mútuo do Polo Petroquímico de Camaçari foi acionado, e foram iniciados os trabalhos de combate ao fogo em colaboração com a brigada de emergência da empresa.

As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Redação Nossa Metrópole

Jorge