Bibi Gourmet

Educação

ter , 29/01/2019 às 10:00

Termina hoje matrícula na rede estadual de ensino

Mais de 652 mil estudantes já foram matriculados na rede estadual de ensino, até a manhã desta segunda-feira (28), penúltimo dia de matrícula nas escolas estaduais. Estes dois últimos dias são direcionados aos alunos novos do Ensino Médio que vêm da rede particular ou de outros Estados. No caso, o processo só pode ser realizado presencialmente, em qualquer colégio da rede, e se dará em diferentes modalidades, como Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A matrícula poderá ser feita em qualquer unidade da rede mesmo que não seja a escola onde o aluno vai estudar.

Vinda de escola particular, Franciele Jesus dos Santos, 15, foi fazer a sua matrícula no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Nilton Sucupira, no bairro de Mussurunga, em Salvador, na companhia dos pais. A estudante irá cursar o 1º ano do curso técnico em Informática. “Estou na maior expectativa e acredito que vai ser proveitoso. Senti um pouco ter mudado da escola porque deixei amigos, mas, como todos moram em Mussurunga, vamos sempre nos rever, ainda que não na mesma frequência”, revelou a aluna.

A mãe de Franciele, Jacione Jesus Dalva, ao lado do marido, Luís Carlos dos Santos, destacou a referência da unidade escolar como a primeira razão de ter escolhido para matricular a filha. “Eu e o pai dela estudamos aqui, já conhecemos a seriedade do trabalho da escola, que é feito com muito comprometimento. Então, sei que nossa menina vai ter uma Educação de qualidade. A questão financeira também pesou porque estou desempregada e para meu marido sozinho bancar os estudos dela em uma escola particular estava complicado”.

A estudante Emile Freitas, 15 anos, acompanhada de sua mãe, Eliana Silva, também falou sobre suas expectativa e ansiedade de estudar no CEEP Nilton Sucupira, após estudar em escola particular. “Estou otimista, empolgada e focada nos estudos”, contou a filha de dona Eliana, que também falou sobre suas expectativas. “Queria colocá-la em um curso técnico por achar muito importante para o futuro profissional dela. E a hora é agora, que ela vai fazer o 1º ano do Ensino Médio na modalidade Educação Profissional”.

No Colégio Estadual Padre Palmeira, também em Mussurunga, Cleber da Silva 32, fez nesta segunda a sua matrícula para o Formativo 3 da Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ele se enquadra nos casos dos alunos que já foram da rede estadual, mas deixaram de estudar antes de concluir o Ensino Médio. “Parei em 2003 e nesse meio tempo fiz vários cursos e trabalhei como eletricista, que é a minha profissão. Agora vou estudar à noite, perto de casa e com dois anos estarei com meu certificado de conclusão. Vai valer a pena”, disse.

Documentação – Para a efetivação da matrícula, deverão ser apresentados na unidade escolar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar ou do Atestado de Escolaridade (que deve ser substituído pelo original do Histórico Escolar em até 30 dias); original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Nascimento; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU e cartão de crédito ou TV por assinatura). Neste ano, se tornou obrigatória a apresentação da original e cópia da Carteira de Vacinação para estudantes com até 18 anos.

O ano letivo de 2019 da rede pública estadual começará no dia 11 de fevereiro e se encerrará no dia 16 de dezembro, totalizando uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos.

Cronograma de matrícula

Segunda (28) e a terça (29) – Alunos novos do Ensino Médio que vêm da rede particular ou de outros Estados. Neste caso a matrícula só poderá ser feita presencialmente, em qualquer colégio da rede, e se dará nas diferentes modalidades, como exemplo Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.

Quinta-feira (31) – Confirmação de matrícula para os estudantes com necessidade especial (deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado) que fizeram a inscrição na pré-matrícula, no mês de novembro. Os pais ou responsáveis deverão comparecer à unidade escolar indicada no cadastro no dia 31 (quinta-feira) para a entrega da documentação exigida para a consolidação do processo.

Foto: Josenildo Almeida

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Mais Notícias

Mantenha-se Informado!

Deixe seus contato para receber nossas notícias