Cortejo de São Francisco de Assis reuniu milhares de pessoas

Os três quilômetros sob o sol forte não diminuíram a animação das centenas de pessoas que acompanharam, na manhã desta sexta-feira (18/01), o cortejo religioso em homenagem ao padroeiro de Monte Gordo, São Francisco de Assis. A festa no distrito faz parte do ciclo de lavagens da Costa de Camaçari.

Com saída da praça principal de Guarajuba, a procissão acompanhada de baianas, capoeiristas, grupos culturais, bandas de percussão e de sopro seguiu em direção à Igreja Matriz. “Estamos aqui abrindo oficialmente a lavagem e pedindo ao nosso padroeiro que abençoe a nossa cidade. Nesse momento, a fé não tem religião”, disse o babalorixá, Pai Bochecha.

 

Empolgada com os festejos, a soteropolitana Lígia Maria Dias destacou que, de todas as lavagens que já participou, essa foi a mais organizada. “Moro em Salvador, mas tenho uma casa aqui em Monte Gordo e, em relação a outros anos, esse cortejo em especial está sendo o mais bonito. A Prefeitura está de parabéns”.

Diversas autoridades políticas marcaram presença, a exemplo do novo secretário da Prefeitura Avançada da Costa, o vice-prefeito José Tude. “Estamos em festa, estamos celebrando e mantendo a tradição. Essa é a identidade do nosso povo, aqui tem cultura, aqui tem a história de Camaçari”, pontuou.

O prefeito Elinaldo Araújo falou da importância de realizar eventos que atraiam pessoas para a Costa do município, movimentando o comércio local. “Hoje é dia de paz, de pedirmos a benção ao nosso padroeiro, que ele possa interceder por tudo aquilo que sonhamos e que queremos, não apenas para Camaçari, mas para o nosso país. Com uma saúde forte, com uma educação de qualidade, com uma economia em movimento, gerando emprego e renda. Por isso, o nosso governo tem buscado fortalecer o litoral, investindo em ações nos nossos 42 quilômetros de praias”.

Após a celebração religiosa, a festa profana acontece, à noite, entre os dias 19 e 21/01, com os shows de bandas, em uma estrutura montada na Praça do Centro de Abastecimento. O público vai contar com atrações locais, como Diogo e Lana e Bond Black, e regionais, como Margareth Menezes e Duas Medidas.

Sindicato_ford