Nova base do SAMU será inaugurada nesta quarta (09)

A nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da sede de Camaçari será inaugurada nesta quarta-feira (09/01), às 17h. A unidade ficará localizada no prédio onde funcionava a Promotoria Pública Municipal, no Ponto Certo. O SAMU 192 de Camaçari é responsável pela regulação do SAMU em sete municípios. Além de Camaçari, compõem a regional os municípios de Itanagra, São Sebastião do Passé, Conde, Pojuca, Dias d’Ávila e Mata de São João.

Secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan ressalta os ganhos para a população com a nova base. “Toda a telefonia passará a ser digital por fibra ótica. Com isso, solucionaremos o problema das pessoas ligarem para o 192 e a ligação não ser recebida pela central ou então das ligações caírem durante o atendimento”, explica.

Outro problema que será solucionado é o tempo-resposta entre o chamado e o atendimento. “Hoje, a base do SAMU aqui na sede está dentro de um bairro residencial com mais de oito quebra-molas no caminho entre a base e a avenida principal. Além disso, temos muitos carros estacionados nas ruas e pessoas transitando, principalmente crianças. Tudo isso faz com que tenhamos um atraso no deslocamento das unidades móveis, o que será solucionado com a nova base”, destaca Elias Natan.

Atualmente, o SAMU Camaçari possui duas bases, sendo uma na sede e outra na orla, em Arembepe, inaugurada há pouco mais de um ano pelo prefeito Elinaldo Araújo. São cinco unidades móveis, sendo duas básicas e uma avançada na sede e uma básica e uma avançada na orla.

Coordenadora do SAMU Camaçari, Mônica Cardoso comemora a inauguração da nova base. “É mais um avanço na saúde pública da cidade. Agora, o próximo passo é chegar a um acordo com o Hospital Geral de Camaçari [HGC] para que as macas do SAMU não fiquem retidas quando levarmos pacientes para o HGC por falta de leitos no hospital estadual. Pois, com as macas retidas, as ambulâncias não podem sair para atenderem aos chamados”.