Fiéis e políticos de Camaçari prestigiam festa de São Thomaz de Cantuária

Milhares de fiéis e autoridades municipais deram vida ao mar de gente que inundou as ruas de Camaçari na tarde desta segunda-feira (07/01), na tradicional procissão em devoção a São Thomaz de Cantuária, padroeiro da cidade.


Desta vez, o cortejo teve início na Comunidade de São Benedito, na Praça do Ponto Certo, e seguiu pela Avenida do Contorno do Centro Administrativo e Rua Francisco Drumond, até chegar à Praça Desembargador Montenegro onde foi realizada a missa solene de encerramento dos festejos ao Santo, celebrada pelo bispo Dom João Carlos Petrini.

Na cabeceira da caminhada, estava o prefeito Elinaldo Araújo, acompanhado da primeira-dama, Ivana Paula que, devota de São Thomaz, salientou a importância de pedir a benção para o padroeiro do município: “Muito feliz em estar participando deste momento tão importante para a nossa cidade junto com meu esposo e toda a população de Camaçari, recebendo essa energia tão positiva e pedindo, sempre, que nos dê força e sabedoria para que o ano de 2019 seja de muitas vitórias”. Ao lado do prefeito também estava o vice-prefeito José Tude, vereadores, secretários e diversos correligionários de governo.

Na retaguarda, já no final do cortejo, estava o ex-prefeito de Camaçari e deputado federal, Luiz Caetano, acompanhado de sua esposa e inúmeros apoiadores políticos. Além das preces, fez questão de deixar um recado para seus eleitores: “Sempre com muita alegria, faço questão de participar dos festejos em homenagem a São Thomaz de Cantuária. Sou católico e, acima de tudo, camaçariense, amo esta cidade e tenho a obrigação de estar aqui, como em todos os anos, sendo prefeito, vereador ou deputado. Que São Thomaz nos abençoe!”.

A respeito das reformas realizadas pelo atual prefeito e sobre as projeções políticas de 2020, Caetano opinou: “Não houve nenhuma reforma. Ele manteve o pessoal de fora no governo, nas principais secretarias, conservando o comando nas mãos de ACM Neto. Infelizmente, para o povo de Camaçari não há nada de novo. A situação da cidade só piora, por isso, no ano que vem nós vamos derrotá-lo junto com o povo de Camaçari, mesmo que eu não seja o candidato”. Quanto a isso, Caetano diz que o PT aguarda o desenrolar definitivo da questão de sua inelegibilidade para, no momento certo, definir qual será o nome que disputará a prefeitura de Camaçari nas próximas eleições.

Sobre a presença do adversário e suas declarações, Elinaldo Araújo foi taxativo: “São Thomaz de Cantuária é o nosso intercessor junto a Jesus Cristo, por isso, com a benção dele, tenho certeza de que 2019 vai ser o ano dos brasileiros. Temos um novo governo, novo presidente, novos deputados e senadores e, para Camaçari, a expectativa é grande. Vamos gerar emprego e renda para a população, duplicar o viaduto, dar continuidade à obra do Rio, inaugurar seis creches, e muitas outras coisas. Vai ser o ano que iremos transformar completamente a nossa cidade. Não tenho adversário, apenas concorrente, para o qual eu também peço a benção do Santo. Este é um momento de paz, de rezarmos uns pelos outros, independentemente do lado em que esteja. Precisamos de paz. Esse é o caminho!”.

Fotos: Carol Mota e  Marlene Ferreira

Por: Elba Coelho