Fanesva é consagrada campeã dentro de casa

Dias bonitos e de muita alegria, assim foi o fim de semana em de Vila de Abrantes. A população do distrito pôde ver de perto a realização de dois campeonatos de Bandas e Fanfarras, a 5ª Final do Campeonato Baiano, no sábado (8/12), e o 2º Nordestão, no domingo (9/12), que a Banda Marcial de Vila de Abrantes (FANESVA) foi consagrada como a grande campeã do nível 3, e nos quesitos coreografia, regente e figurino.

A Fanfarra Popular de Parafuso (FANPOP) também concorreu com a FANESVA e foi 5ª colocada na categoria. Participaram ao todo, 18 grupos da Bahia e mais dez representantes de outros estados (Alagoas, Maranhão, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte).

Como estratégia para conquistar o título, a FANESVA levantou o público logo na abertura com a execução da Sinfonia Africana. A apresentação foi marcada por músicas orquestradas, com elevado grau de dificuldade.

As competições foram organizadas pela banda de Vila de Abrantes e o presidente, Nivanildo Santos, agradeceu a sensibilidade do prefeito Elinaldo Araújo por resolver realizar os eventos. “Tivemos um público de mais de 4 mil pessoas por dia e foi muito bom para a população, que participou e abraçou as festas. Provamos que Vila de Abrantes pode receber disputas como estas, que pela primeira vez na Bahia aconteceu em céu aberto”.

A realização foi da Prefeitura de Camaçari e contou com o envolvimento das secretarias de Cultura (Secult), Educação (Seduc), Governo (Segov), Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Saúde (Sesau), Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) e Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT). Além de contar com o apoio da Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB) e da Associação Nordeste Norte de Bandas e Fanfarras (ANNEBAF).