Comfiaço_BLACK

Economia

qua , 05/12/2018 às 10:07

NATAL: Comércio de Camaçari tem expectativas positivas para vendas

Em todo o mundo, dezembro é considerado o principal mês de vendas no varejo. O comércio se agita e a expectativa de encerrar o ano com saldo positivo, para comerciantes e lojistas, só aumenta. Nessa época, propícia para presentear pessoas queridas, ter a mesa farta, preparar a casa para a chegada de um novo ano, renovar o guarda-roupa e mudar o visual, celebrar as conquistas obtidas, tudo vira motivo para atrair a clientela. Por isso, vitrines e fachadas criativas e bem elaboradas são um verdadeiro convite ao consumo.

Apesar da instabilidade econômica e política que o país continuou enfrentando em 2018, a perspectiva é de crescimento. Dados da Fecomércio-BA, entidade sindical que tem o papel de defender os interesses do comércio perante o Estado, indicam que o crescimento previsto será de 3% a 4% nas vendas do varejo baiano, um cenário bem melhor que o do ano passado.
Os descontos que começaram a aquecer o comércio na Black Friday, em novembro, tendem a se “esticar” por todo o mês de dezembro elevando as intenções de compra e, consequentemente, garantindo bons percentuais às vendas. Além disso, o recebimento do 13º, também é um dos principais motivadores deste crescimento, pois contribui para o aumento do poder de compra dos consumidores.

Preocupados em garantir a preferência dos clientes camaçarienses pelo comércio local, os estabelecimentos da cidade têm investido em diversas alternativas de incentivo. Um dos setores que mais registram crescimento é o de vestuário e calçados, com os produtos mais procurados pelos consumidores para os presentes de Natal.

Neste sentido, a rede de lojas Planeta, além das recentes reformas estruturais, tem realizado ações específicas para ampliar o relacionamento com seus clientes. “Tivemos um período de forte retração nas vendas ao longo do ano, mas estamos confiantes e acreditamos numa retomada positiva agora em dezembro. Além das reformas para garantir maior conforto e melhor atendimento, algumas ações de recuperação de crédito também estão sendo realizadas a fim de proporcionar condições aos nossos clientes de voltarem a comprar através do crediário. Temos um mix diferenciado de produtos no segmento de calçados, confecções e esportes, tudo isso para garantir que eles encontrem em Camaçari, produtos de qualidade e com todas as vantagens e facilidades que procuram”. É o que explica Leiriane Araújo, subgestora de uma das cinco lojas que a rede Planeta possui na cidade.

Outro setor de produtos mais demandados nesta época também é o de móveis e decoração. De acordo com Vaneiza Lopes, da Realize Ambientes, este segmento, no município, tende a apontar uma elevação de até 70% em comparação aos meses anteriores. “A visita de familiares e amigos no final do ano é um dos principais estímulos para arrumar, decorar ou mesmo repaginar a casa inteira. Geralmente, nos meses de novembro e dezembro vendemos de 50 a 70% a mais, em relação aos demais meses. No entanto, o comércio de Camaçari ainda precisa ser mais valorizado e contemplado por parte de seus moradores que, pela força do hábito, ainda tendem a fazer grande parte das compras de fim de ano, em Salvador. Tem muita coisa boa aqui, diversidade, promoções, descontos e facilidades. Além disso, uma das grandes vantagens de se investir no comércio local é o seu fortalecimento, o que faz gerar mais empregos para a população e atrai a vinda de novas lojas para a cidade”, ressalta.

Com três lojas na cidade, o empresário Leonardo Pesil reforça o convite à população para que dêem prioridade ao comércio local. “Posso assegurar que já não existem opções melhores do que o comércio de Camaçari, robusto e ativo. Ao invés de “viajar” pra fazer compras, ter uma grande despesa com combustível e se submeter a um trânsito estressante como o de Salvador, por exemplo, optando por Camaçari, o cliente tem toda a comodidade e variedade que precisa. Fora isso, todo o empresariado do varejo local tem se empenhado para garantir o melhor atendimento”. O empresário também aponta para a feliz contribuição da Black Friday à elevação das vendas no quarto trimestre e já se mostra otimista para a chegada do verão e início de 2019. “Posso afirmar que, em comparação a 2017, o ano de 2018 foi excelente. No primeiro trimestre, nós tivemos um crescimento de 35%. No segundo, os números também foram muito bons, dentro da média esperada para o período. Já no terceiro trimestre, que costuma ser o melhor período do ano para o meu segmento, enfrentamos alguns desafios devido às mudanças no trânsito da cidade. O mês de novembro teve um início difícil, com uma queda de 21% em relação ao ano passado, mas a Black Friday trouxe um saldo bastante positivo e animador. Minha expectativa e meus esforços estão voltados para retomarmos o crescimento para 2019 ainda em dezembro/18 e vamos com tudo! A cidade está bonita, a decoração de Natal é um atrativo e, com certeza, será um estímulo a mais para que nossos clientes venham às compras. E apesar de dezembro ser um mês mais discreto para o meu segmento, espero por um crescimento da ordem de 5% para este mês. O verão chegará com ofertas super atrativas para a venda dos óculos de sol”, acrescenta.

Sendo assim, o final de 2018 representa um ritmo de crescimento mais otimista para o varejo baiano e, consequentemente, de Camaçari, que já vive a expectativa de um recuo na crise econômica tendo em vista o retrocesso da inflação, somado à queda de juros e à interferência dos recursos do 13º salário que deve injetar cerca de R$ 211 bilhões na economia brasileira, de acordo com a previsão do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Quanto mais o consumidor estiver disposto a investir no comércio local, maior será a movimentação da economia, a geração de emprego e renda, e melhores serão as projeções para 2019.

Por Elba Coelho

 

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Mais Notícias

Mantenha-se Informado!

Deixe seus contato para receber nossas notícias