Bibi Gourmet

Geral

seg , 26/11/2018 às 14:02

Atividade física: Camaçarienses lotam Praças em busca de melhor qualidade de vida

O verão se aproxima e, em Camaçari, a procura pela boa forma só aumenta. Para isso, com alternativas gratuitas, lúdicas e divertidas, os lugares mais procurados são as praças da cidade. Grande é o número de pessoas que ocupam os espaços já nas primeiras horas do dia fazendo caminhadas, corridas, exercícios funcionais e aulas de dança.

Frequentadora assídua da Praça dos 46, a dona de casa, Ana Maria de Souza chega cedinho, todos os dias. “Estava muito acima do meu peso no ano passado e queria passar as festas de final de ano me sentindo bem comigo mesma, então, como não podia pagar uma academia decidi caminhar. Acabei me apaixonando pela atividade e, desde então, venho todos os dias. De lá pra cá já perdi 14kg, fiz muitas amigas e sou uma pessoa muito mais feliz”, comemora.

 

Além do emagrecimento e da prevenção e tratamento de doenças, a prática de atividade física ao ar livre traz diversas melhoras para a saúde como um todo. Ganho de equilíbrio, condicionamento físico, velocidade, fôlego, coordenação mecânica, melhora no sono, disposição, aumento da autoestima e até auxílio no tratamento da ansiedade e depressão, são alguns dos benefícios.

À frente do projeto “Mulher Feliz”, que funciona na Praça do Bahamas, na Gleba C, o professor de Zumba, Raimundo Bacelar, conta que no início do projeto, há três meses, o número de participantes era menor do que 20 pessoas, hoje, já são mais de 200 alunos que ocupam a praça todas as terças e quintas, das 18h às 19h. “Nossa proposta é de estar alcançando, principalmente, mulheres sofridas, deprimidas, com problemas financeiros, psicológicos e de relacionamento. O projeto veio para abraçar essas mulheres, trazendo alegria através da dança”, conta Raimundo.

E já são muitos os resultados positivos alcançados através do projeto, a exemplo da vigilante, Janilza Oliveira, que vem do Jardim Limoeiro para participar das aulas. “Há mais de três anos eu pratico atividade física nas praças. Já passei pela dos 46 e a da Gleba A. O projeto mudou a minha vida. Eu era muito tímida e “cheinha”. Além de muito bom, é muito importante. Todos deveriam participar!”, convida. A atividade é gratuita.

Apesar do movimento ao longo de todo o ano, o fluxo de pessoas sempre aumenta com a proximidade do verão. Os dias são mais longos, mais quentes, e a motivação para estar em forma a tempo das festas e da temporada de praia é um incentivo a mais para que estes espaços sejam ocupados. Sendo assim, basta escolher a praça, o melhor horário e, literalmente, correr, em busca de uma vida mais saudável.

Por: Elba Coelho

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Mais Notícias

Mantenha-se Informado!

Deixe seus contato para receber nossas notícias