Comfiaço_BLACK

Educação

qui , 22/11/2018 às 10:31

II edição da Jornada Universitária reúne cerca de mil estudantes na Cidade do Saber

Com o objetivo de consolidar Camaçari como um polo universitário, a Prefeitura Municipal reuniu mais de 1.000 estudantes na Cidade do Saber nesta quarta-feira (21/11), na realização da 2ª Jornada Universitária de Camaçari.

 

Marcaram presença no evento 16 instituições, entre públicas e privadas, que ofertam cursos de nível profissionalizante, superior e pós-graduação, com opções de aulas presencias e à distância. As instituições estavam distribuídas em estandes no foyer do Teatro Cidade do Saber e ofertaram informações sobre os cursos oferecidos em cada uma delas, além da realização de inscrições para as provas, distribuição de brindes e sorteio de bolsas de estudo.

 

Dentre as participantes estavam: Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Instituto Federal da Bahia (IFBA); Pitágoras; Unopar; Centro Universitário Regional da Bahia (Unirb); Universidade Salvador (Unifacs); Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge); Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC); Centro de Estudos Técnicos e Profissionalizantes (CETTPS)/Polo Estácio de Sá; Unicesumar; Centro Universitário Internacional (Uninter); Universidade Cruzeiro do Sul; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Na parte interna do teatro houve um ciclo de palestras com representantes da UFBA, Pitágoras e Unirb para os estudantes do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, Escola Edvaldo Machado Boaventura, Escola Estadual Nadir Copque, Escola Municipal Denise Tavares, Escola Municipal Profª Laurita Souza Ribeiro, Centro Educacional Reitor Edgar Santos, Colégio Estadual Polivalente e Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.

O professor Vitor Pinheiro, coordenador do Colegiado da Ufba, apresentou o curso de Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação, recém instalado no município. Houve ainda a palestra da professora Erica Elena Avdzejus, diretora da Faculdade Pitágoras de Camaçari, que contou sobre a chegada da instituição à cidade.

Houve ainda a palestra do professor Reinaldo Borda, diretor de marketing da Unirb, que também relatou sobre a chegada da instituição à Camaçari, e sobre os novos cursos presenciais oferecidos.

“Esse evento é de suma importância porque a gente precisa falar sobre continuidade de educação. A gente tem um nível de evasão absurda, uma demanda reprimida de alunos que não fazem ensino superior, além dos alunos que saem para estudar fora da cidade. Então, no momento que a gente começa a trazer jornadas que falem da importância de se estudar aqui em Camaçari, a gente cria uma cultura de ficar na região, de desenvolvimento local, é desse tipo de iniciativa que se precisa para desenvolver a cidade. Estamos plantando sementes que vão brotar daqui a quatro, cinco anos”, declarou a professora Erica Elena Avdzejus, diretora da Faculdade Pitágoras de Camaçari.

Para o coordenador dos cursos de engenharia da Unirb, Raul San Martin, o evento teve uma importância educacional enorme. “A cidade de Camaçari tem uma população jovem muito dinâmica e ativa e estamos aqui para oferecer uma formação de nível superior plena, com conteúdo programático. Nós já estamos com a sede própria, onde vamos iniciar dois cursos de engenharia: automotiva e civil, duas áreas que tem muito foco de trabalho aqui em Camaçari”.

Quem também esteve presente no evento foi o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, que destacou a importância do acesso ao nível superior de ensino. “Todos sabem a minha origem e sabem que não tive oportunidade de ingressar no ensino superior. Por isso, tenho orgulho em poder proporcionar aos estudantes de Camaçari um evento como esse. Para permitir que vocês tenham o acesso que eu não tive. Quero que nossos estudantes sigam com seus estudos dentro de Camaçari, sem precisar se deslocar para outras cidades para frequentar uma universidade”, disse Elinaldo.

Para o subsecretário de Educação do município, Márcio Vila Flor, o evento se traduz em oportunidade. “Falar de educação é falar de sonhos. Sonhar não se ensina, mas podemos incentivar e acreditar no sonho do outro para que ele possa ser concretizado. Por isso, nosso intuito é desenvolver políticas públicas para os estudantes da nossa cidade e o intuito é criar um polo educacional em Camaçari que garanta aos nossos munícipes a oportunidade de estudarem e se desenvolverem aqui”.

Os jovens, foco principal do evento, participaram ativamente tirando dúvidas e buscando informações nos stands da instituição. A exemplo de Alice Santos, 15 anos, 9º ano da Escola Municipal Profª Laurita Souza Ribeiro. “Esse evento aqui está bem interessante, está nos proporcionando aprendizado. Eu quero fazer um curso técnico em administração, porque eu me interesso por essa área. Tenho facilidade com números”, declarou.

Já Ruan Santos, 18 anos, 9º ano da Escola Municipal Denise Tavares, disse estar em dúvida ainda do curso que vai escolher quando sair do ensino médio. “Achei o evento bem interessante. Ainda estou em dúvida do que fazer quando eu sair da escola. Já trabalho com mecânica há dois anos e quero ver algum curso que tenha haver com o que eu já faço”.

O evento foi uma realização da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Educação (Seduc), e contou com o apoio das secretarias de Governo (Segov), de Relações Institucionais (Serin), de Cultura (Secult), Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), além da Câmara de Vereadores do município.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Mais Notícias

Mantenha-se Informado!

Deixe seus contato para receber nossas notícias