Bibi Gourmet

Educação

ter , 13/11/2018 às 09:54

Estudante do IFBA de Camaçari é selecionada para programa de intercâmbio nos Estados Unidos

Liderança, atitude positiva, consciência cidadã e excelência acadêmica. Esses são os requisitos que determinaram a aprovação da estudante Yasmin Matos de Vasconcelos, 17 anos, para o Programa Jovens Embaixadores 2019. A estudante de Eletrotécnica do IFBA Camaçari foi selecionada e junto com mais dois estudantes de escola pública na Bahia vão representar o Estado no programa internacional.

 

 

Criado em 2002, por iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, o programa busca valorizar estudantes que sejam exemplos em suas comunidades. Desde então, mais de 500 jovens já foram beneficiados no Brasil. Para participar, é preciso ter entre 15 e 18 anos; cursar o ensino médio na rede pública, ter excelente desempenho escolar, bom nível de domínio do inglês, nunca ter viajado aos Estados Unidos, ter uma boa relação com sua escola e comunidade e realizar algum trabalho voluntário há pelo menos um ano.

Além do bom desempenho na avaliação escrita e oral, Yasmin se destacou como voluntária no projeto “Climatização Sustentável do IFBA” para promoção de práticas sustentáveis no campus e na comunidade. A jovem participou de uma seleção com 17.000 estudantes, onde foram avaliadas ainda, características pessoais dos candidatos, como capacidade de comunicação, liderança e pró-atividade.

Residente no bairro Novo Horizonte, Yasmin foi aluna da Escola Municipal Ilay Garcia Ellery, onde cursou do 6° ao 9° ano. Para o bairro onde mora, a estudante sonha em fazer a diferença e, através de seu espirito de liderança, desenvolver atividades de relevância na comunidade. Para isso, a motivação vem dos pais, que sempre engajados em causas e movimentos sociais deram a ela a maior lição: “Eles sempre me disseram que se ninguém está fazendo nada para mudar o que está errado, eu poderia ser a primeira”, revela.

Yasmin embarcará em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Lá, visitará a capital e outros estados do país, conhecendo escolas e projetos sociais, além de assistir aulas, participar de cursos e reuniões com organizações dos setores público e privado, tendo a vivência ainda, de atividades sociais e culturais na comunidade.

A conquista da estudante foi comemorada pelo vereador Gilvan Souza (PR), que apresentou na Câmara de Vereadores, uma Moção de Aplausos. “É importante divulgar e apoiar ações de protagonismo juvenil. Parabenizo Yasmin e aos seus pais pela conquista e preocupação de serem agentes de transformação e mobilização social”, defende o vereador. Gilvan acredita que exemplos como esse, servem para valorizar e incentivar a educação no município, ajudando os jovens a desenvolver o espirito de liderança e a consciência comunitária para construção de novos saberes.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Mais Notícias

Mantenha-se Informado!

Deixe seus contato para receber nossas notícias