Prefeitura_Novo_PA

Geral

seg , 05/11/2018 às 09:15

Fase experimental de integração aberta começa nesta segunda-feira (5)

A partir de hoje (05/11), a Superintendência de Trânsito e Transporte (STT), inicia a fase experimental de integração aberta no sistema do transporte público do município. O processo que antes era feito, exclusivamente, pelo Terminal de Integração Rodoviário (TIR), agora poderá ser realizado em boa parte dos pontos de ônibus da cidade. Entre os principais, estão o ponto dos Correios, o da antiga Receita Federal, ambos situados nas imediações da Prefeitura, outro na Rua Duque de Caxias (ao fundo do antigo SAC), e o que fica na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, em frente ao supermercado Bom Preço.


Oriunda das recentes mudanças em diversos sentidos do trânsito da cidade, a integração descentralizada tem o objetivo de provocar melhorias no sistema viário do município e fazer o trânsito fluir permitindo deslocamentos mais rápidos e seguros para o usuário do transporte público.

De acordo com o Superintendente, Armando Yokoshiro, o TIR terá uma nova função. “O TIR não será extinto, mas funcionará apenas como um terminal comum ao invés de fazer a integração. No entanto, vale ressaltar que durante a fase de testes, ele continuará sendo um ponto de integração”.

Yokoshiro explica que a integração ocorrerá, unicamente, através do uso do Camaçari Card, portanto, é imprescindível que o usuário obtenha o cartão. A fase de testes ocorrerá por cerca de 20 dias, tempo estipulado como suficiente tanto para divulgação e adaptação ao novo sistema, quanto para a abertura de novos postos de cadastro e recarga do cartão que, atualmente, é feita apenas na unidade da Rua das Almas, próximo à Praça dos 46.

A primeira via do documento é fornecida gratuitamente, porém, mesmo quem tem o Camaçari Card e está há algum tempo sem utilizá-lo deve se dirigir à sede da empresa para verificar se está funcionando normalmente e realizar a recarga, caso necessário. Somente até o final de novembro, os passageiros que não possuírem o Camaçari Card conseguirão efetuar a integração no TIR. Para facilitar a realização de recarga, bem como cadastro para aquisição do cartão, novos locais já estão sendo providenciados.

Em breve, a descentralização também se estenderá para os bairros, onde diversos estabelecimentos como farmácias, lojas, supermercados e padarias serão credenciados para efetuar a recarga. A princípio, somente o sistema de transporte da sede será modificado, mas a proposta é de que toda a orla também seja contemplada.

Na fase de testes, o usuário terá 60 minutos para se deslocar de uma área para outra sem precisar pagar por uma nova passagem. “Como algumas linhas foram seccionadas para favorecer a redução de alguns percursos, o usuário deverá estar atento aos novos horários que foram estipulados para as mesmas. Todos os horários serão afixados nos grandes pontos de ônibus e também poderão ser consultados no site da prefeitura”, orienta o superintendente.

Em caso de dúvidas, basta ligar para a ouvidoria da STT através do telefone (71) 3622-7788 ou consultar o site da prefeitura.

Por: Elba Coelho

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Mais Notícias

Mantenha-se Informado!

Deixe seus contato para receber nossas notícias