Bibi Gourmet

Na Mídia

qua , 24/10/2018 às 16:04

Musical em libras leva alegria e inclusão para a praça de alimentação do Boulevard

“Emocionante. Inclusão de forma plena, acessível e inserido em um dos mais importantes espaços de compra e lazer do município”, a declaração é do vereador Gilvan Souza, sobre o Musical em Libras, realizado na noite de terça-feira (23/10), no Boulevard Shopping Camaçari. A apresentação final dos alunos do curso de libras do Senac reuniu pais, amigos e pessoas com deficiência auditiva na praça de alimentação do shopping para sentir um espetáculo diferente.

Disponibilizado na unidade do Senac Camaçari – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – desde 2016, essa é a terceira turma de capacitação básica em libras formada pela instituição. O curso sob a supervisão pedagógica de Fernanda Costa e com aulas ministradas pelo professor Luiz Carlos Ferreira, tem o objetivo de “ensinar para incluir”.

De acordo com o professor, com base no Censo Demográfico 2010, realizado pelo IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem aproximadamente 7.500 pessoas com deficiência auditiva no município. Dessa forma, o curso de libras do Senac é voltado, principalmente, para quem precisa ou está interessado em comunicar-se com pessoas surdas – seja para usar essa habilidade em ambiente organizacional, familiar, em instituições educacionais e outros.

Professor e tradutor de libras, Luiz Carlos comemora esse ato público de inclusão e destaca a necessidade de que mais espaços estejam aptos para receber e se comunicar com os deficientes auditivos. “Achei o evento muito relevante, porque a libras é a segunda língua oficial do Brasil. Por se uma língua oficial, acredito que nós deveríamos nos apropriar dela e todos os órgãos públicos e oficiais deveriam adotar essa linguagem e ter pessoas capacitadas em libras”, explica.

A previsão do Senac é de formação de uma nova turma em 2019. Para ter acesso ao curso com carga horária de 160 horas, os interessados podem entrar em contato com o Senac Camaçari, através dos números: (71) 3454-0550 ou 3622-9151.

Além do vereador Gilvan, o evento também teve a participação da ASCAM – Associação dos Surdos de Camaçari e da Associação Beneficente de Inclusão Social – A Benção. A realização do musical teve o apoio do Boulevard Shopping Camaçari.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Mais Notícias

Mantenha-se Informado!

Deixe seus contato para receber nossas notícias