Sindicato_Obrigado

Geral

seg , 08/10/2018 às 15:55

Fernando Haddad vence em Camaçari com 61.786 votos contra 38.360 de Bolsonaro

Política

Enquanto o Brasil se prepara para a acirrada disputa presidencial, entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), que será definida em 2º turno, no próximo dia 28 de outubro, a Bahia confirmou nas urnas, neste domingo (7), a preferência pelo candidato a governador, Rui Costa, do PT, reeleito com larga vantagem.

AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA

Em Camaçari, a preferência dos eleitores foi pelo candidato à presidência Fernando Haddad que obteve 61.786 votos, correspondente a 49,34% dos votos válidos, seguido do candidato do PSL que ficou com 38.360 dos votos, ou seja, 30,63%. No município, os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Cabo Daciolo (PATRI), ocuparam o terceiro e quarto lugar, com 10,13% e 4,11%, respectivamente.

Para governador, o eleitorado camaçariense correspondeu à preferência de todo o estado, contribuindo para a reeleição de Rui Costa com 83.187 votos, totalizando 73,17% da urnas. O candidato do DEM, José Ronaldo, não obteve uma votação tão significativa na cidade, ficando apenas com 28.133, isto é, 24,74% dos votos.

Aos 55 anos, o economista Rui Costa, é um dos fundadores do PT na Bahia e carrega em seu histórico político a forte militância no movimento sindical do setor petroquímico, dois mandatos na Câmara de Vereadores de Salvador, a secretaria de Relações Institucionais (2007-2011) e da Casa Civil (2012 e 2014), do estado, além do título de Deputado Federal, em 2010. Ultrapassando 5 milhões de votos, que se referem a 77,71% das urnas baianas, o candidato está entre os 13 governadores do país que se elegeram logo no 1º turno. Em sete estados do Brasil, a eleição para governador será definida somente no segundo turno.

Além dos candidatos à presidência e governo, cerca de 165mil eleitores de Camaçari, também foram às urnas para definir senadores e deputados estaduais e federais.  A disputa que recebeu bem menos atenção do que aquela que definirá o futuro presidente da República elegeu, em todo o país, as 513 pessoas, que nos próximos quatro anos ocuparão as cadeiras da Câmara dos Deputados e, durante oito anos, os assentos do Senado Federal.

Na Bahia, dos 63 deputados estaduais para compor o novo mandato na Assembleia Legislativa, a partir de janeiro de 2019, 29 foram reeleitos.

Os candidatos Jacques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), foram eleitos como os representantes do estado no Senado Federal. Nomes já conhecidos em Camaçari como o do ex-prefeito, Luiz Carlos Caetano (PT), Sargento Isidório (AVANTE), Daniel Almeida (PC do B), Lídice da Mata (PSB) e Claudio Cajado (PP), estão entre os 39 candidatos que continuam, ou que foram eleitos pela primeira vez, como deputados federais.

Redação Nossa Metrópole

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Mais Notícias

Mantenha-se Informado!

Deixe seus contato para receber nossas notícias