Sindicato_ 140 empregados ford

Geral

qui , 20/09/2018 às 15:59

Setembro amarelo: CAPS i realiza Roda de Conversa com Adolescentes sobre suicídio

Aconteceu, na manhã desta quinta-feira (20/9), a Roda de Conversa com Adolescentes realizada pela Secretaria da Saúde (Sesau), por meio do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS i), no auditório da Secretaria de Governo (Segov). A iniciativa teve por objetivo abrir espaço para a escuta dos jovens, que na ocasião debateram sobre o tema “Sofrimento psíquico na adolescência: mito ou verdade?”.

A atividade integra as ações desenvolvidas pela pasta dentro da campanha do Setembro Amarelo, mês dedicado para falar mais amplamente sobre o suicídio. A equipe do CAPS i reforça que a prevenção é um processo educativo e quanto mais falar sobre o assunto e esclarecer dúvidas, mais se contribui para vencer o tabu e auxiliar os adolescentes de maneira preventiva e com acompanhamento correto.

A coordenadora do grupo terapêutico para adolescente do CAPS i, Licia Leony, acrescenta que houve um aumento significativo na procura pelo centro por adolescentes desde o final de 2017. “Para prevenir, falar ainda é a melhor opção, e nós da unidade estamos de portas abertas para a comunidade e quem precisa de apoio”, esclareceu.

As jovens Maria Eduarda, 17 anos, e Keteryn Beatriz, 16, marcaram presença no evento e cheias de coragem compartilharam seus pensamentos e experiências de vida. Para Maria Eduarda, esse encontro é muito importante, pois acolhe e fortalece jovens que estão com dificuldades de lidar com seus sentimentos e precisam de ajuda. “Sempre que eu posso, trago amigos para participar de momentos como estes. Fico atenta às mínimas mudanças para auxiliar quando é preciso, seja com uma conversa ou um abraço”, explicou ela, que recebe acompanhamento psicológico e afirma: “buscar ajuda é o caminho”.

Keteryn veio a convite de Maria Eduarda e compartilha dos mesmos pensamentos. Ela também é acompanhada por uma profissional de psicologia e explica que é muito bom contar com apoio de um especialista. “É preciso vencer o medo e a vergonha de falar que precisa de ajuda e procurar alguém próximo”, disse ao acrescentar: “é muito bom ser ouvida e saber que não estamos sós”, finalizou a adolescente.

A Roda de Conversa com Adolescentes também contou com apoio da psicóloga Lívia Fernandes, da psicopedagoga Aline Sacramento e do musicoterapeuta Leonardo Cunha.

SETEMBRO AMARELO

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio. Desde 2014, o Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, promovem a campanha Setembro Amarelo para conscientizar a população da importância de falar sobre o tema. O movimento é mundial, tem duração de 30 dias e foi escolhido para acontecer no nono mês do ano, pois o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

De acordo com o CVV, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Mais Notícias

Mantenha-se Informado!

Deixe seus contato para receber nossas notícias