Comfiaço_BLACK

Educação

seg , 17/09/2018 às 17:07

Aula inaugural da UFBA celebra momento histórico para educação de Camaçari

Camaçari e toda a comunidade acadêmica celebram um marco histórico para o ensino superior do município. É que, após anos de espera, finalmente, pode-se comemorar o início das atividades da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Campus Camaçari, com a aula inaugural, nesta segunda-feira (17/9), do curso de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência, Tecnologia e Inovação. O ato, que abriu oficialmente o semestre letivo 2018.2, ocorreu no Teatro Cidade do Saber.

 

Ciente da importância que é para o cidadão ter o nível superior, o prefeito Elinaldo Araújo fez um desabafo emocionado. “Eu sou um homem que vim de família humilde, tive que trabalhar cedo para ajudar a sustentar a casa e não tive oportunidade de frequentar uma faculdade. Me tornei político e sofri muito preconceito durante a minha trajetória por conta disso. Na minha caminhada eu me formei na faculdade da vida e sei o que tive que superar para conquistar o meu espaço”, declarou comovido o chefe do Executivo.

 

O gestor municipal, que era só orgulho e felicidade, se comprometeu a trabalhar com afinco para investir cada vez mais na educação pública a fim de elevar os índices educacionais do município para que os estudantes conquistem suas vagas, especialmente, na UFBA – Campus Camaçari. “Esse momento ficará marcado na minha história e no meu coração. A vinda da UFBA simboliza muito para o processo de fortalecimento que vai tornar o município um polo universitário”, concluiu satisfeito.

Os esforços que a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), fez e segue fazendo para trazer a universidade para o município, mesmo com todas as adversidades políticas, econômicas e sociais que assolam o país, e, com isso, mudar os rumos da educação superior na cidade, foram ressaltados pelo reitor da UFBA, João Carlos Salles. “Preciso dar um testemunho importante sobre a decisão do prefeito Elinaldo Araújo, juntamente comigo, o deputado federal, Paulo Azi, e a secretária da Educação, Neurilene Martins. Irmos juntos à Brasília a fim de garantir a vinda da UFBA, a quantidade de vagas, e, sobretudo, os recursos necessários para começarmos esse projeto, foi fundamental. Hoje, estamos plantando a semente de uma futura universidade federal em Camaçari, esse é só o começo de uma luta. Isso muito nos honra”, concluiu.

A instalação do Campus Camaçari proporcionará acesso à educação superior de qualidade e mais oportunidades para os jovens do município e da Região Metropolitana. Para a secretária Neurilene Martins, no mês do seu aniversário, Camaçari não poderia ganhar um presente melhor. “Para uma cidade de cerca de 300 mil habitantes, ter uma universidade pública para chamar de sua, é de extrema importância. Isso é um avanço significativo na educação, é a concretização de um sonho coletivo. Estou muito feliz em poder fazer parte desse momento tão importante para a cidade e estar contribuindo, junto com minha equipe, com a elevação da educação em Camaçari”, ressaltou.

Durante a cerimônia de abertura do semestre letivo, os estudantes receberam o acolhimento e as boas-vindas por parte da equipe técnica de profissionais da universidade. A cerimônia foi aberta pelo violonista da Escola de Música da UFBA, Adriano Oliveira. Nesta terça-feira (18/9), às 8h, acontece a apresentação do curso feita pela coordenação.

Ainda participaram da cerimônia o vice-reitor da UFBA, Paulo César Miguez de Oliveira, a diretora do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação, professora Valterlinda Alves de Oliveira Queiroz, o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, o tenente coronel Marcelo Grun, representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipal, professores, servidores e estudantes do novo campus, além de demais prepostos da UFBA.

CAMPUS

O campus da UFBA em Camçari funcionará, inicialmente, nas dependências do Prédio Capacitação da Cidade do Saber – espaço cedido temporariamente pela prefeitura – até a conclusão do espaço definitivo, que será no antigo Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), situado na BA-512, um dos acessos ao município.

Para abrigar definitivamente o Campus Camaçari, o antigo Ceped passará por uma série de reformas sob a responsabilidade da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura da UFBA (Sumai). O projeto arquitetônico para o campus prevê infraestrutura com auditório, biblioteca, restaurante universitário, laboratórios, um edifício para as salas de aula e novas instalações para o funcionamento de colegiados, departamentos, grupos de pesquisas e sala de professores, bem como as demais atividades administrativas, e deve estar concluída em um prazo previsto de dois anos.

BI

O BI em Ciência, Tecnologia e Inovação disponibiliza 100 vagas neste primeiro semestre e as atividades acadêmicas serão viabilizadas mediante a atuação de sete docentes e seis servidores técnico-administrativos, provisoriamente, nos pavimentos 1 e 2 do Prédio Capacitação, conforme definição do termo de cooperação firmado entre a UFBA e a prefeitura.

O projeto político-pedagógico seguirá o modelo de formação por ciclos, já adotado pela UFBA para os bacharelados interdisciplinares. A abertura do BI faz parte do projeto de implantação do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação, que intensificará a formação de pessoal qualificado na região e contribuirá de uma forma geral para o desenvolvimento do estado da Bahia.

No ciclo inicial, os estudantes terão a possibilidade de cursar o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação, obtendo a titulação em um período estimado de três anos. O curso será ofertado no turno matutino, na modalidade presencial, com carga horária total de 2.410 horas e duração mínima de seis semestres.

Posteriormente à instalação definitiva, serão oferecidas até 300 vagas no mesmo curso e, a partir de 2021, novas vagas para os cursos de engenharia, que comporão o segundo ciclo do campus. Neste momento, os estudantes poderão optar por continuar a sua formação nos cursos de Progressão Linear da área da Engenharia, previstos para serem abertos no campus.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Mais Notícias

Mantenha-se Informado!

Deixe seus contato para receber nossas notícias