Comfiaço-tramontina

Geral

qua , 15/08/2018 às 11:53

Projeto”Gerir Saudável, Parir Seguro” capacita médicos e enfermeiros

Com o objetivo de resolver os problemas em torno da assistência pré-natal nas unidades de saúde do município, a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) lançou o Projeto “Gerir Saudável, Parir Seguro”, um evento que acontece no auditório da Sesau nos dias 14 e 15 de agosto com a presença de médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde.

Desenvolvido pela área técnica da Saúde da Mulher da Diretoria da Atenção Básica, o projeto é de autoria das enfermeiras Andréa Luz, Aline Dantas, Norma Duplat e Trícia Santos. “O objetivo principal é sensibilizar a equipe para realização de um pré-natal humanizado. Unificar a linguagem e a conduta dos profissionais e equipes envolvidas no processo. Tudo na busca de tornar o pré-natal numa experiência exitosa e assim as mulheres possam ‘Gerir Saudável e Parir Seguro’”, destaca Norma Duplat.

O lançamento contou com a presença de convidados e palestrantes como a professora de Enfermagem da UNEB, enfermeira Mary Galvão, e os médicos obstetras que atuam no Pré-Natal de Alto Risco de Camaçari, Socorro Nunes, Gemisson Loiola e Bruno Novais.

Com a aplicação do projeto em todas as unidades de saúde de Camaçari, a Sesau espera melhorar os indicadores de saúde materno-infantil; aumentar a cobertura do pré-natal; facilitar o acesso das gestantes e companheiros aos exames e consultas; assistência pré-natal humanizada; reduzir da taxa de partos cesárea; redução da taxa de mortalidade infantil e materna; melhorar a satisfação e informação à gestante e família.

De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), em 2016, ocorreram 4.228 nascimentos de crianças de mulheres residentes em Camaçari, mas apenas 3.026 destes nascimentos ocorreram no município. Do total, 1.202 mulheres tiveram seus filhos em outros municípios. O SINASC sinaliza também que 554 destas mulheres não realizaram sequer uma consulta de Pré-Natal em 2016. “A meta principal é que todas as gestantes de Camaçari tenham acesso regular ao pré-natal na rede pública”, destaca Luiz Duplat, subsecretário de Saúde de Camaçari.

Paralelamente ao projeto, está acontecendo a capacitação dos profissionais da atenção básica, intitulada de acolhimento pedagógico, que entre outros objetivos, visa a elaboração de um projeto de intervenção na assistência pré-natal personalizado para cada unidade de saúde do município com curto, médio e longo prazo para execução.

Ascom: PMC

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Mais Notícias

Mantenha-se Informado!

Deixe seus contato para receber nossas notícias