Bibi Gourmet

Geral

sex , 15/12/2017 às 10:16

Odontomóvel melhor idade ajuda recuperar autoestima

O envelhecimento da população brasileira será cerca de duas vezes mais rápido que a média mundial, segundo análise do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa Síntese de Indicadores Sociais – Uma análise das condições de vida da população brasileira – 2016 aponta que a parcela de brasileiros com 60 anos ou mais cresceu de 9,8% em 2005 para 14,3% em 2015.

Com o aumento dessa população, é necessária uma mudança nos programas de atenção à saúde pública com ações de prevenção e reabilitação para essa faixa etária, que geralmente não participa de programas de saúde bucal.

Acreditando que a prevenção de doenças é fundamental para o envelhecimento saudável, a Ford, em parceria com o SESI, realiza o Projeto Odontomóvel Ford – Melhor Idade, com o objetivo de melhorar a situação de saúde bucal e qualidade de vida dos idosos.

 

As atividades, iniciadas em 6 de novembro, prosseguirão até o final de dezembro e atendem 65 idosos do Abrigo São Francisco de Assis, em Camaçari, e do Lar do Carmo, em Dias D’Ávila, na Bahia. Elas incluem uma oficina de acolhimento dos participantes, a descrição do seu perfil epidemiológico e a capacitação dos cuidadores para atuar na saúde bucal dos idosos, além de medidas curativas no consultório odontológico móvel, realizadas a partir dos dados do perfil e priorizando os indivíduos com maior necessidade ou risco.

 

“O projeto tem uma importância grande para os idosos, que geralmente são excluídos pela sociedade. Uma ação como essa traz grandes benefícios para eles. Essa é a primeira vez que oferecemos atendimento odontológico aqui no abrigo. Houve uma grande melhora na parte estética e na autoestima deles”, avalia Cristina Ribeiro, administradora do Abrigo São Francisco de Assis.

 

Resgate da autoestima

Na semana passada, foi realizada uma oficina de arteterapia, que permitiu o encontro dos participantes com sua imagem e história de vida retratada em foto. Os participantes foram fotografados em preto e branco e pintaram suas próprias imagens, mostrando como se vêem.

Durante uma oficina realizada nesta quarta-feira (13), o objetivo foi fazer com que eles enxergassem sua própria beleza. Para isso, a atividade contou com maquiadores e cabeleireiros. “Adorei os cuidados, pois não tenho dinheiro para ir ao dentista nem ao salão de beleza fazer tudo isso”, diz Izauri Sena, 76 anos, que fez as unhas, cabelo e maquiagem.

Genauro da Silva, 71 anos, cortou o cabelo e fez a barba. Além de se sentir mais bonito, ele ficou feliz com o tratamento dentário. “A dentista também nos deu uma lição sobre como cuidar dos dentes. Chamou minha atenção uma empresa global como a Ford se lembrar das pessoas e mostrar que valoriza o ser humano”, afirma.

“Os principais resultados esperados com essa ação são a melhoria da saúde bucal dos participantes, o aumento do acesso ao tratamento odontológico, assim como o incremento do autocuidado e da qualidade de vida”, explica Magnólia Borges, supervisora de Assuntos Corporativos da Ford.

Ascom: Ford

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Mais Notícias

Mantenha-se Informado!

Deixe seus contato para receber nossas notícias