Bibi Gourmet

Educação

ter , 12/12/2017 às 10:56

Ford realiza Workshops para estudantes

Reciclar roupas esquecidas nas gavetas e, ao mesmo tempo, passar conceitos de consumo consciente. Esse foi o objetivo de uma série de workshops realizados como parte do Projeto Mochilas Sustentáveis, uma parceria da Ford com o Projeto Axé. Cerca de 400 alunos de dez escolas municipais de Camaçari participaram das atividades entre os dias 27 de novembro e 7 de dezembro.

Os monitores, que são jovens participantes do Projeto Axé, ensinam aos estudantes o processo de customização, que envolve técnicas manuais com doses de criatividade. Eles aprendem técnicas de pintura, bordados, apliques e colagens para transformar em novas peças as roupas que não usavam mais.

Edmily dos Santos, 15 anos, participou de um dos workshops e ficou encantada com as atividades. “O que aprendi vai ser muito útil para mim.” Da mesma forma, Laiana Gama, também de 15 anos, pretende usar em casa as técnicas que aprendeu. “Vou customizar roupas e objetos que não uso mais”, diz.

Costureiras

As oficinas realizadas nas escolas integram o Projeto Mochilas Sustentáveis – iniciativa da Ford com o Projeto Axé – que teve início em 2014, reunindo um grupo de mulheres interessadas em aprender a arte da costura. Todos os anos, a Ford distribui 10 mil mochilas sustentáveis para crianças de famílias de baixa renda que estudam em escolas públicas de Camaçari. As mulheres recebem treinamento para costurar e produzir as mochilas, que são feitas com tecidos reciclados dos uniformes usados por empregados da Ford. O curso dá às costureiras a oportunidade de aprender uma atividade com o potencial de ganharem renda extra.

Na semana passada, houve o encerramento das atividades do ano para as 20 costureiras participantes do curso em Camaçari. Ítala Nogueira, moradora do município, conta que, além de aprender a costurar, teve um enriquecimento cultural e social enorme. “O curso ampliou meu conhecimento de território, história e cultura da região.”

Para Vera Sales, o curso abriu um leque de oportunidades devido aos conhecimentos adquiridos. “Podemos usar esse aprendizado no dia a dia e também fazer com que vire fonte de renda”, avalia.

“Além do aspecto social da parceria da Ford com o Projeto Axé, a iniciativa é voltada para a conservação ambiental, incentivando a reciclagem de materiais, uma vez que as mochilas são produzidas a partir do reaproveitamento de uniformes”, afirma Roberta Madke, gerente de Relações Corporativas e Responsabilidade Social da Ford.

“O programa Mochilas Sustentáveis é maravilhoso, pois, ao mesmo tempo em que promove um trabalho de renovação dos uniformes, ele também proporciona a transformação na vida dessas pessoas que participam dele, seja por meio das oficinas de costura ou dos workshops”, ressalta Marcos Candido, coordenador de Educação do Projeto Axé.

A parceria da Ford com o Projeto Axé é realizada por meio do Ford Fund, braço filantrópico da empresa que apoia iniciativas e instituições que ampliem as oportunidades para aqueles que vivem nas comunidades onde a companhia atua.

Ascom: Ford

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Mais Notícias

Mantenha-se Informado!

Deixe seus contato para receber nossas notícias