Bibi Gourmet

Esporte

qua , 06/12/2017 às 11:58

Stand Up Paddle volta como o queridinho do verão

Remar em pé sob uma prancha na superfície da água com auxílio de um remo, esse é o Stand Up Paddle, modalidade esportiva de propulsão humana que desde os anos 2000 tomou conta das praias do Brasil.

Sem restrição de idade e exigência de experiências anteriores, o SUP – como é conhecido entre os praticantes, faz parte do mix de atividades esportivas oferecidas gratuitamente pelo Sou Verão – projeto do Correio com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Sabin e Vitalmed – que entre os meses de dezembro e janeiro tem levado música, esportes e diversão para as praias da Barra e Ribeira, em Salvador.

Variante do surf, o stand up paddle ganhou popularidade no Havaí dos anos 60, quando os Beach Boys – instrutores nativos de surf – utilizaram pranchas impulsionadas por remos para saírem mar adentro fotografando os surfistas e as ondas em alto mar.

Quando o assunto é Brasil, acredita-se que o SUP tenha chegado por intermédio dos surfistas Jorge Pacelli e Haroldo Ambrósio, que, após conhecer o esporte de perto, trouxeram do exterior pranchas mais modernas, popularizando assim a prática em diversas partes do país.

Para Carla Maria – relações públicas e praticante de SUP há quase um ano, “Busquei o stand up paddle porque queria voltar a praticar algum esporte aquático. Tudo começou como um hobby, mas logo percebi os benefícios que o exercício me traria em termos de equilíbrio, força e concentração”, afirma Carla, que já confirmou presença na próxima edição do projeto dia 9, na praia da Ribeira.

 

Sobre o Sou Verão

Esportes, música e diversão estão entre as ações propostas pelo projeto Sou Verão. Com atividades esportivas programadas para acontecer em 8 edições – sendo quatro na Ribeira, nos dias 2 (último sábado) e 9 de dezembro e nos dias 6 e 20 de janeiro, e quatro na Barra, dias 16 e 23 de dezembro e 13 e 27 de janeiro – as práticas incluem stand up paddle, caiaque, patins, longboard e frescobol, e serão oferecidas por instrutores que atenderão ao público de forma gratuita com inscrições feitas na hora e no local.

Além do esporte, o projeto conta ainda com o Palco Movimento, levando para as ruas o aulão da FitDance, aulas de ioga, zumba, Mahamudra e alongamento, além de coleta de lixo na areia e no mar, e bate-papos com personalidades convidadas pela editoria de Esporte do Correio, sempre das 8h às 12h.

Quando o assunto é música, o shows ocorrerão a partir da última semana de dezembro, com apresentações gratuitas dos artistas e bandas Maglore (23 de dezembro), Pedro Pondé e Afrocidade (6 de janeiro) Larissa Luz e Ministereo Público (13 de janeiro) e Àttooxxá (20 de janeiro). As apresentações estão marcadas para as 19h, no Largo da Mariquita – Rio Vermelho.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Mais Notícias

Mantenha-se Informado!

Deixe seus contato para receber nossas notícias