Prefeitura_Novo_PA

Educação

qua , 25/10/2017 às 15:52

Biblioteca Jorge Amado vai funcionar na Cidade do Saber

A Biblioteca Municipal Jorge Amado, uma das mais antigas de Camaçari, que durante muitos anos funcionou na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), em um prédio alugado, será reinaugurada nesta quinta-feira (26/10), às 15h. O equipamento público passará a funcionar nas instalações da Cidade do Saber, localizada à Rua do Telegrafo, s/n, Bairro do Natal. Um dos motivos da mudança de local é desonerar os cofres públicos e, assim, ter mais recursos para investimentos nas demais áreas, conforme determinação do prefeito Antonio Elinaldo, desde que assumiu a prefeitura.

 

 

Na Cidade do Saber, a Biblioteca Jorge Amado funcionará no primeiro andar do prédio de cursos em uma área de 250 metros quadrados, com capacidade para comportar uma média de 70 pessoas. Visando proporcionar um melhor atendimento aos usuários, a nova estrutura está dividida em espaços, como recepção, setor de empréstimo, pesquisa, processamento técnico, sala de oficina, gibiteca e telecentro. Este último ficará no segundo pavimento do prédio. O local está equipado ainda com estrutura para pessoa com necessidades especiais, a exemplo de elevador, corrimão e banheiro adaptado.

 

Entre as finalidades da biblioteca está incentivar o hábito e o gosto pela leitura para, assim, contribuir com o desenvolvimento intelectual e cultural dos usuários, através de iniciativas voltadas para o estimulo à leitura, apoio à educação permanente, lazer, cultura e preservação do acervo.

 

A Biblioteca Jorge Amado possui um acervo bibliográfico variado de aproximadamente 8 mil exemplares, tem cerca de 8 mil leitores cadastrados e uma média de atendimento mensal de 600 pessoas. O horário de funcionamento do espaço é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

O acervo é formado por livros didáticos, dicionários, enciclopédias, romances, atlas, gramáticas, jornais, revistas, dentre outros. A biblioteca atende gratuitamente a comunidade em geral e conta com o apoio de profissionais que fazem a ponte de acesso entre o usuário e a informação de que necessitam.

 

Para realizar pesquisa in loco é necessário apenas assinar a lista de frequência. O empréstimo domiciliar está suspenso temporariamente, devendo retornar no início de 2018. A cessão só é permitida para morador de Camaçari ou funcionário da prefeitura, comprovando através de contracheque, e ainda ter idade mínima de 16 anos, caso contrário, só com a presença do responsável. Além disso, só é permitido levar emprestado apenas um livro por vez e o prazo para devolução é de sete dias, podendo ser renovado caso a obra não esteja na lista de reserva.

Ascom: PMC

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Para visualizar este conteúdo corretamente, é necessário ter o Flash Player instalado.

Mais Notícias

Mantenha-se Informado!

Deixe seus contato para receber nossas notícias