Atleta de Camaçari representa Brasil em Maratona Internacional de Valência

Com 2h18min49, o sexto melhor tempo do Brasil em maratona, pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), o atleta José Everaldo da Silva Mota, de 35 anos, espera ir mais longe e melhorar a marca na Maratona Internacional de Valência, na Espanha. A competição acontece no dia 16 de novembro e vai servir como treinamento para os Jogos Pan-Americanos de 2015, que serão realizados em Toronto, no Canadá.

Atleta de elite, José Everaldo mora há 18 anos em Camaçari e espera representar bem o município e o país na competição. Para isso, ele treina todos os dias, no período da manhã e tarde, na via Parafuso ou nas Estradas da Cetrel ou Cascalheiras. Ele faz ainda treino de velocidade na praça da Simpatia.

“Agradeço muito por esta oportunidade e espero manter esta parceria. É difícil se manter no esporte e este incentivo é muito importante para os atletas”, observou o maratonista, ao agradecer o apoio da Prefeitura que custeou as despesas com passagens aéreas para o atleta participar da competição.

Em contagem regressiva para a competição, o atleta viaja na próxima segunda-feira (10/11) e tem cinco dias para se adaptar ao clima e o fuso horário diferente da cidade. “É uma responsabilidade muito grande participar de uma competição internacional, mas o que me dá certeza e confiança para atingir o meu objetivo é a determinação nos treinos”, destacou.
O maratonista José Everaldo também participou de outras competições internacionais e tem diversos títulos no currículo, dentre eles, o título de vice-campeão Sul Americano na Maratona Internacional de 2012, em Caracas, na Venezuela, o quinto colocado geral e melhor brasileiro na Maratona Internacional de São Paulo, em 2010 e a recente consagração como campeão na Maratona de Alagoas, neste ano.

José Everaldo. Foto: Divulgação
José Everaldo. Foto: Divulgação

 

OUTROS ATLETAS

Aos poucos, Camaçari tem se tornado um celeiro de atletas que tem se destacado em diversas competições nacionais. Os atletas Damião Nonato da Silva, de 37 anos, e Hélio Cassio Bispo dos Reis, de 32 anos, também conquistaram importantes títulos e vem representando o Município nas competições brasileiras de atletismo.
Corredores de fundo, modalidades do atletismo que correspondem as distâncias de 800 a 3.000 metros e de 5.000 metros a maratona, os atletas treinam juntos e vão disputar a Competição Volta de Aracaju, no dia 15 de novembro, cada um na sua modalidade. Com inúmeros títulos no currículo, eles esperam representar bem o Município e o Estado. “Espero estar entre os melhores da Bahia”, disse Damião Nonato.

Fonte: Ascom / PMC

CRUSH