Moradora de Camaçari concorre a bolsa de estudos no Bolshoi

A pequena Beatriz da Silva Santana está prestes a passar por um dos seus maiores desafios. Neste final de semana, a bailarina irá concorrer a uma bolsa de estudos na disputada Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, localizada na cidade catarinense de Joinville. Ela disputou a pré-seleção em maio deste ano, na Cidade do Saber (CDS), durante a nona edição do Ballace Festival Nacional de Dança.

Se aprovada, a garota de 11 anos se mudará para a casa social de Camaçari em Santa Catarina, onde já moram outros educandos da CDS selecionados pela Escola. Caso isso aconteça, dona Sirlene Barbosa da Silva, 31 anos, mãe de Beatriz, sentirá muita saudade, mas garante que estará feliz. “É uma alegria inexplicável. Estou muito orgulhosa”, conta.

Beatriz da Silva Santana. Foto: Divulgação
Beatriz da Silva Santana. Foto: Divulgação

Beatriz, que é aluna da Cidade do Saber na área de esportes, estuda ballet na Casa da Criança e do Adolescente, instituição social que também oferece cursos gratuitos à comunidade de Camaçari. Ela garante que está dando o melhor de si para conquistar a tão sonhada vaga no Bolshoi. “Estou me preparando bastante para realizar meu sonho de ser uma bailarina profissional”, afirma.

Para isso, a menina enfrentará mais duas fases: a médico fisioterápica, quando fisioterapeutas, médicos e professores analisam, entre outros aspectos, a postura, estrutura, habilidades físicas, percentual de massa corpórea, força, musculatura e articulações; e a artístico musical e cognitiva, quando profissionais da dança, músicos e professores avaliam as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, projeção cênica e também o desempenho intelectual dos candidatos.

O curso na Escola do Bolshoi tem duração de oito anos e inclui aulas práticas e teóricas de dança clássica e contemporânea, música clássica, piano, violino, história da arte, pilates e inglês.

Fonte: Ascom / CDS